Internacional

Senador Rogério acompanha presidente Lula em missão oficial à China e reforça cooperação estratégica entre os dois países

À frente de importantes articulações políticas no Senado, líder do PT também defende integração com a China e novos caminhos para o desenvolvimento do Brasil

Divulgação

Senador Rogério acompanha presidente Lula em missão oficial à China e reforça cooperação estratégica entre os dois países

Líder do PT no Senado integrou a comitiva brasileira durante agenda na Rússia

O senador Rogério Carvalho (PT-SE), líder do Partido dos Trabalhadores no Senado Federal, integra, desde o último sábado, (10/5) a comitiva oficial liderada pelo presidente Lula em missão à China, numa série de agendas que inclui a assinatura de importantes atos bilaterais nas áreas de agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, indústria, energia, mineração, finanças, ciência e tecnologia, comunicações, desenvolvimento sustentável, turismo, esportes, saúde, educação e cultura.

De acordo com Carvalho, a missão ocorre em um momento estratégico para a diplomacia brasileira e para o fortalecimento das relações sino-brasileiras, com foco em ampliar parcerias e alinhar projetos de desenvolvimento entre os dois países.

Antes de chegar à China, a delegação passou por Moscou, onde participou das celebrações do 80º aniversário do Dia da Vitória – data histórica que marca o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa e a derrota do regime nazista. “A celebração da vitória contra o nazismo é um marco da civilização e da luta pela liberdade. Agora, já em terras chinesas, iniciamos uma jornada estratégica em busca de ações que possam fomentar ainda mais o desenvolvimento do Brasil”, afirmou o senador Rogério Carvalho.

Ainda segundo o líder do PT no Senado, o relacionamento entre Brasil e China é uma das mais relevantes parcerias internacionais do país. “A magnitude da relação com a China é amplamente reconhecida. Do ponto de vista comercial, nossas exportações para a China superam as vendas para os Estados Unidos e para a União Europeia”, destacou.

Rogério Carvalho lembrou, ainda, que o Brasil é atualmente o sétimo principal fornecedor da China e defendeu o aprofundamento das relações comerciais e tecnológicas com o gigante asiático. “Estamos diante de uma oportunidade histórica. Este é um momento de explorar novas vertentes de cooperação. Há uma força-tarefa empenhada em construir sinergia entre as estratégias de desenvolvimento do Brasil e as da China”, pontuou.

Ao todo, 16 protocolos e anúncios já foram definidos entre os dois países, e outros 32 seguem em fase de negociação. “As iniciativas abrangem áreas como inovação tecnológica, transição energética, modernização da infraestrutura e intercâmbio educacional”, revelou.

“Nossa presença, portanto, reafirma o compromisso do Congresso Nacional com uma política externa ativa, soberana e voltada à promoção do desenvolvimento sustentável, da justiça social e da multipolaridade nas relações internacionais”, concluiu.

To top