Raianne Figueiredo

Na noite desta segunda-feira (7/7), o senador Rogério Carvalho (PT-SE), recém-eleito presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Sergipe, concedeu entrevista à TV Itnet e falou sobre os próximos passos do PT no estado após o Processo de Eleições Diretas (PED 2025), realizado no último domingo, dia 06, que mobilizou milhares de filiados em todo o estado e foi considerado o maior da história da legenda.
Com mais de 10 mil votantes, a eleição consagrou Rogério com aproximadamente 70% dos votos. “A militância disse, em alto e bom som, o que quer: quem deve comandar, quem deve liderar, qual é o grupo que tem hegemonia e que deve definir os rumos do partido”, afirmou o senador.
“Isso foi um recado dado pela militância à sociedade sergipana. Um recado positivo: o PT tem direção, tem uma maioria consolidada”, acrescentou.
Durante a entrevista, Rogério destacou a característica democrática do Partido dos Trabalhadores. “O PT é conhecido por ser um partido democrático, que faz eleições para escolher seus dirigentes. Não é uma imposição. Passamos por várias etapas, com debates e escolha de nomes. Isso fortalece ainda mais a sigla partidária”, reforçou.
Ele também fez um balanço do desempenho de seu grupo político nas eleições municipais internas. Das cidades em que concorreu, venceu em 55, com única derrota. “Em nove cidades nós não disputamos eleição para os diretórios municipais. Esse resultado mostra a vontade da militância em todo o estado — da capital ao interior, de norte a sul, de leste a oeste”, enfatizou.
Rogério citou, ainda, o exemplo do município de Itabaiana, onde o partido também saiu vitorioso. “O PT é forte em todo o estado. Em Itabaiana temos vereador, temos participação no governo municipal. É uma cidade com tradição petista, com uma militância aguerrida”, destacou.
Relação com a base e compromisso popular guiarão os próximos passos
Sobre o futuro do partido, o presidente estadual eleito afirmou que o PED 2025 é também uma demonstração de força para as eleições de 2026. “Estamos preparados para disputar, para apresentar nomes em 2026. Temos vitalidade, estamos fortes, prontos para o enfrentamento”, disse.
Ele defendeu, no entanto, que a força eleitoral do PT deve ser construída na relação direta com a população. “Precisamos manter uma relação de muita reciprocidade com o povo. É isso que vai garantir o acolhimento das candidaturas”, ressaltou.
Rogério reafirmou, também, seu compromisso com o mandato popular. “O povo define o que vamos representar e defender. E eu faço o máximo que posso para ser essa voz. Sinto isso nas ruas, quando as pessoas dizem: ‘Você está indo bem. Você orgulha o povo sergipano. Você é necessário em Brasília.’ Isso me gratifica e reforça meu compromisso”, pontuou.
Solidariedade e firmeza diante de agressão no processo eleitoral
Ainda durante a entrevista, o senador lamentou o episódio de agressão ocorrido no domingo, durante o processo de votação. A fiscal Layanne Carvalho foi agredida enquanto trabalhava no pleito. “Quero expressar minha solidariedade à companheira Layanne. Foi um caso isolado, mas que precisa ser investigado. Não podemos tolerar nenhum tipo de agressão — física, verbal ou política — dentro ou fora do partido”, declarou, garantindo que a atual e a futura direção do PT acompanharão o caso de perto. “Não podemos deixar que isso passe impune”, assegurou.
Com o resultado expressivo do PED 2025 e o apoio da base militante, Rogério Carvalho assume a presidência do PT em Sergipe com um discurso de unidade, firmeza e projeção para o futuro. “Acredito que vamos ter nomes com essas mesmas características para representar o sentimento do povo sergipano e garantir nosso papel no cenário nacional e na vida dos brasileiros”, concluiu.