Divulgação

Mestre Vieira é considerado o criador do gênero com álbum lançado em 1978
Apresentado pelo deputado Airton Faleiro (PT-PA), o projeto (PL 170/2023) que reconhece a Guitarrada como manifestação da cultura nacional foi aprovado na Comissão de Educação e Cultura do Senado. O relator da proposta, que segue para sanção do presidente Lula caso não haja pedido para votação em plenário, foi o senador Paulo Paim (PT-RS), que chamou atenção para as características do gênero musical instrumental surgido no Pará.
“A sua criação é de Joaquim de Lima Vieira, o querido Mestre Vieira. Foi em 1978 que lançou o álbum Lambadas das Quebradas, considerado o marco inicial desse belo estilo que nós estamos homenageando. É uma fusão rica de ritmos regionais paraenses, como o carimbó e o siriá, com influências de gêneros caribenhos como o merengue, a cúmbia, o mambo, o zouk, além de elementos da Jovem Guarda”, enumerou Paim.
O relator afirmou que a característica mais marcante do gênero é o destaque à guitarra, com melodias alegres e dançantes, tendo servido de base e inspiração para outros gêneros que se tornaram populares no país, como a lambada e o brega pop.
Airton Faleiro esteve na reunião em que o projeto foi aprovado e contou sobre a iniciativa da homenagem.
“Me veio a partir de uma demanda apresentada pelos nossos fazedores e fazedoras de cultura do Pará que a gente tornasse a Guitarrada em patrimônio, manifestação da cultura nacional”, afirmou Faleiro.