São Paulo disputa candidatura para sediar Expo 2020

A prefeitura de São Paulo está na disputa para ser a cidade que irá representar o Brasil para receber a secular Expo 2020, a exposição universal que acontece durante seis meses a cada cinco anos e reúne milhões de pessoas de todo o mundo. O tema cidade é “Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento”.

De acordo com o Blog Diálogos Federativos, do Governo Federal, São Paulo concorre com outras quatro cidades: Aytthaya, na Tailândia; Dubai, nos Emirados Árabes; Ekaterimburgo, na Rússia, e Izmir, na Turquia. O secretário-geral do Bureal Internacional Dês Expositions (BIE), instituição que organiza o megaevento, Vicente Loscertales, visitou a administração municipal de São Paulo para conhecer o projeto de candidatura que inclui a construção do maior parque de exposições da América Latina, com investimentos das três esferas de governo. A proposta é que a exposição ajude a crise um novo polo de desenvolvimento regional.

O tema defendido por São Paulo para a Expo 2020, “Força da Diversidade, Harmonia para o Crescimento”, pretende estimular a criação pelos países, cidades e instituições participantes de projetos de inovação, novas políticas sociais, econômicas e ambientais, novos sistema de produção e distribuição de energia e soluções em infraestrutura. A expectativa é que cerca de 30 milhões de pessoas participem dos seis meses de atividades.

A primeira exposição universal foi realizada em 1851, em Londres, no Palácio de Cristal, construído especialmente para a ocasião. A Torre Eiffel foi projetada para a edição de 1889 realizada em Paris. Em 2015 o evento acontecerá em Milão, na Itália. A cidade-sede de 2020 será conhecida em novembro deste ano, em Paris.

Blog Diálogos Federativos


To top