Agência Senado

Comércio atinge seu melhor patamar desde 2014 e mostra fôlego para seguir crescendo
O comércio brasileiro teve um ano forte em 2023, movimentando um volume de mais de R$ 7 trilhões. É o que mostra a Pesquisa Anual do Comércio (PAC), divulgada nesta quarta-feira (7/8) pelo IBGE. Os números, os melhores desde 2014, revelam que o setor se recupera bem depois da pandemia. Houve crescimento na receita, no número de empresas e na geração de postos de trabalho. Atualmente, o comércio emprega mais de 10,5 milhões de pessoas em todo o país.
O estudo fornece um retrato completo das atividades comerciais no Brasil. Em 2023, a receita líquida de vendas chegou a R$ 7,1 trilhões, um aumento de 3,4% em relação a 2022. Isso mostra que o setor continua sendo um dos pilares da economia brasileira, com grande peso na geração de renda e empregos.
O comércio atacadista foi o grande destaque. Sozinho, movimentou R$ 4 trilhões, quase 60% de toda a receita gerada no setor. As empresas que vendem produtos agrícolas por atacado, como grãos e insumos, foram as que mais cresceram: 14,5% a mais do que em 2022.
Já o comércio varejista, aquele mais próximo da população, com lojas de rua, supermercados e farmácias, respondeu por 31,3% da receita total, com R$ 2,2 trilhões. O setor de veículos, peças e motocicletas ficou com 9% da receita do comércio em 2023.
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Mais empresas, mais empregos
Além das vendas, o número de empresas comerciais também aumentou. O Brasil encerrou 2023 com mais de 1,4 milhão de empresas atuando no setor. Somando todas as filiais, são mais de 1,6 milhão de unidades espalhadas pelo país. Esse conjunto emprega diretamente 10,5 milhões de pessoas, a maior parte (61,7%) no segmento varejista.
O Sudeste lidera em volume de receita, com 48,5% de participação. No entanto, outras regiões também se destacam. Norte e Nordeste, por exemplo, registraram crescimento real da receita em 2023, mostrando que o setor vem se desenvolvendo por todo o país.
Outro dado importante da pesquisa é o avanço das vendas online. Em 2019, apenas 5,1% das empresas comerciais comercializavam pela internet. Em 2023, esse número subiu para 9,3%. No varejo, quase 13% dos estabelecimentos já vendem de forma digital. Isso revela a adaptação do setor às novas tecnologias e aos hábitos de consumo da população, que tem feito cada vez mais compras via web.
Com mais receita, mais empresas e mais empregos, o comércio brasileiro se mostra cada vez mais forte. Os dados da PAC ressaltam o processo de plena expansão do setor, que vem se modernizando, se espalhando por todas as regiões do país e ajudando a movimentar a economia e fazer o país crescer.
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