Brasil reassume liderança de maior exportador de carne

Outro grande exportador mundial de carne
é a Índia, o que não preocupa os produtores
brasileiros, pois dois países não disputam
os mesmos mercados

Informação da agência de notícias BBC Brasil, divulgada nesta segunda-feira (29), destaca que dados compilados pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos confirmam que o Brasil exportou 1,52 milhão de toneladas de carne no ano passado e, com isso, retomou a liderança do ranking mundial de maior exportador de carne. O primeiro lugar no ranking estava com a Austrália, mas as exportações desse país ficaram em 1,41 milhão de toneladas em 2012.

O departamento de agricultura dos EUA observa que a Índia tem atuado de maneira agressiva no mercado exportador de carne e, por esta razão, poderá ultrapassar o Brasil neste ano caso sejam confirmadas as projeções de exportação de 1,7 milhão de toneladas. A projeção inicial é que o Brasil poderá exportar 1,6 milhão de toneladas neste ano, seguido de perto pela Austrália, com 1,47 milhão de toneladas.

Mas, de acordo com dados coletados pelo site da Liderança do PT no Senado no Ministério da Agricultura, o Brasil começou bem neste ano. De janeiro a março deste ano o País já exportou US$ 1,45 bilhão, o equivalente a 326,3 mil toneladas de carnes in natura, industrializadas, salgadas e miudezas. Entre janeiro e março do ano passado, por exemplo, o Brasil havia exportado 258,1 mil toneladas, o equivalente a US$ 1,2 bilhão. Houve um crescimento de 26,42% no volume exportado e de 20,83% no total da receita obtida.

Segundo o diretor-executivo da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Fernando Sampaio, a ascensão da Índia não preocupa os produtores brasileiros, já que os dois países não disputam os mesmos mercados. Além disso, a produção indiana é de menos da metade da produção brasileira e quase a totalidade das exportações indianas de carne é de búfalo, considerada de menor qualidade. Na Índia, de acordo com a declaração do executivo à BBC Brasil, o abate de bovinos é proibido – a vaca é sagrada – embora os búfalos não tenham a mesma proteção legal. Desta forma, os maiores competidores da carne brasileira continuam sendo a Austrália e os Estados Unidos, que em 2012 ficou na quarta colocação do ranking ao exportar 1,1 milhão de toneladas.

O executivo da Abiec diz que a indústria brasileira de carnes continuará focando em consumidores de produtos de alto valor, como o Japão, a Coreia do Sul e a União Europeia. No ano passado, as exportações brasileiras cresceram 13,8% em volume, enquanto a Austrália e os Estados Unidos mostram uma tendência estável nos últimos anos, principalmente pela seca prolongada nos dois países e por limitações de produção interna.

Com informações da BBC Brasil e do Ministério da Agricultura

To top