Marcello Casal/Agência Brasil

Gás do Povo vai beneficiar 15 milhões de famílias
O Governo do presidente Lula deu início nesta segunda (24) à primeira etapa do programa Gás do Povo, que leva mais qualidade de vida à população pobre, inscrita no Cadastro Único de Programas Sociais, por meio da garantia de gás de cozinha. Aproximadamente um milhão de pessoas serão beneficiadas em dez capitais brasileiras com a recarga gratuita do botijão de 13 kg. Além de diminuir os gastos de pessoas em situação de vulnerabilidade social, o programa aumenta a segurança das famílias, conforme explicou o senador Humberto Costa (PT-PE).
“É mais uma conquista extraordinária do nosso governo em favor do povo brasileiro. Milhares de famílias terão uma folga no orçamento. O acesso ao botijão de qualidade e com segurança fica garantido para evitar que tragédias como as havidas durante Bolsonaro, em que muita gente passou a usar álcool e se acidentou por causa disso, não voltem a acontecer”, disse o senador. O programa também evita danos à saúde provocados pela inalação de fumaça decorrente da queima de álcool ou querosene utilizados em residências pobres.
A meta do programa é alcançar mais de 15 milhões de famílias até março de 2026. Recife é uma das capitais atendidas nessa primeira fase. De acordo com a senadora Teresa Leitão (PT-PE), lá serão 100 mil famílias agora. “Estamos combatendo a fome e a pobreza energética”, comemorou.
O Gás do Povo é mais um compromisso do governo do presidente Lula que foi atendido. Ele se junta à recuperação do Farmácia Popular, do Mais Médicos e do Minha Casa, Minha Vida, além da criação do Mais Especialistas e do Brasil Sorridente, comprovando que a ênfase do governo está em melhorar a vida dos mais pobres. Nesta primeira etapa, o programa chega a Salvador (BA), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Recife (PE), Teresina (PI), Natal (RN), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP).



