Helano Stuckert / MDS

Programa Gás do Povo vai beneficiar 15 milhões de famílias
Em vigor desde setembro, o programa Gás do Povo, que combate à desigualdade no acesso à energia, está prestes a se transformar em lei. Comissão de senadores e deputados aprovou nesta quarta-feira (3/12) relatório sobre a Medida Provisória 1313/2025 que instituiu o benefício.
O Gás do Povo altera a lógica de programas anteriores baseados em pagamento em dinheiro, estabelecendo um sistema que assegura a entrega direta do gás de cozinha. Esse avanço torna o benefício mais eficaz, reduz fraudes e garante que o recurso chegue aonde deve chegar: na recarga do botijão de 13kg utilizado no dia a dia das famílias. O auxílio é ferramenta fundamental de segurança alimentar e energética, reduzindo o risco de acidentes domésticos e melhorando a qualidade de vida das famílias em situação de pobreza.
O objetivo do Governo do presidente Lula é combater a pobreza energética, caracterizada pela dificuldade ou incapacidade das famílias de arcar com os custos de energia para necessidades básicas, como cozinhar. Em períodos recentes de piora nos indicadores de renda e de alta no preço do gás de cozinha, milhões de brasileiros foram forçados a recorrer a métodos mais precários, inseguros e ambientalmente danosos para cozinhar, com o uso de lenha ou álcool.
Como funciona
A primeira fase do programa foi lançada em 24 de novembro de 2025 e beneficiou cerca de 1 milhão de famílias. A previsão é que até março de 2026 chegue a 15 milhões de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) com renda familiar per capita de até meio salário-mínimo, com prioridade para beneficiários do programa Bolsa Família.
A fase inicial abrange capitais em todas as regiões do país: São Paulo, Salvador, Fortaleza, Recife, Belém, Belo Horizonte, Goiânia, Natal, Porto Alegre e Teresina. Os beneficiários podem comprovar o direito à recarga gratuita apresentando o cartão do Bolsa Família e a senha, ou por meio de um vale digital/QR Code disponibilizado pela Caixa Econômica Federal através do aplicativo Gás do Povo. A seleção das famílias é automática, baseada nos dados do CadÚnico e não requer uma solicitação formal do cidadão. A gestão do programa é do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.



