Internacional

Senadores do PT repudiam agressão dos EUA à Venezuela

Parlamentares alertam para risco de escalada militar e violação da soberania venezuelana

Alessandro Dantas

Senadores do PT repudiam agressão dos EUA à Venezuela

Rogério Carvalho repudiou ataque dos Estados Unidos à Venezuela

A bancada do Partido dos Trabalhadores no Senado repudiou a ação militar dos Estados Unidos na Venezuela na madrugada deste sábado (3), que culminou com o sequestro do presidente Nicolás Maduro.

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE), afirmou que o governo Trump é movido por interesses econômicos e criticou o ataque a soberania venezuelana.

“Os ataques dos EUA à Venezuela afrontam o direito internacional e a soberania de um povo. Não é por democracia, é intervenção por interesses econômicos, sobretudo no petróleo. Repudiamos essa ação imperialista que é, na verdade, uma ameaça à própria América Latina”, afirmou o líder por meio das redes sociais.

A manifestação de Rogério Carvalho está de com a posição divulgada pelo governo brasileiro. Em nota emitida na manhã deste sábado, o presidente Lula disse que “os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável”.

O líder do Governo no Senado também se manifestou. Jaques Wagner (PT-BA) disse que “os ataques à Venezuela representam uma grave violação à soberania do país e ao direito internacional”. Ele afirmou que conflitos entre estados soberanos devem ser resolvidos pela diplomacia e negociação, jamais pelo uso da força. “A comunidade internacional, por meio da ONU, precisa responder de forma firme e responsável a esse episódio. A defesa da paz e da soberania, bem como o respeito entre as nações, precisam prevalecer”, frisou.

A agressão dos Estados Unidos à Venezuela, com a prisão de Maduro, recebeu o repúdio de outros senadores. Teresa Leitão (PT-PE) criticou a ação militar norte-americana e ressaltou os danos à população venezuelana. Ela também disse que a motivação do ataque dos Estados Unidos é o petróleo.

“Guerras matam. Destroem escolas, comprometem o futuro de gerações inteiras, dilaceram famílias, aprofundam desigualdades e silenciam sonhos que jamais poderão ser reconstruídos. O ataque à Venezuela pelos Estados Unidos viola a paz na América Latina e é inaceitável. Há um objetivo: controlar o petróleo. As demais justificativas não passam de pretexto. Minha solidariedade ao povo venezuelano”, afirmou.

O senador Humberto Costa disse que a ação dos Estados Undos viola as convenções internacionais. “É um atentado contra a comunidade internacional e a própria paz porque nos lança em novas instabilidades políticas. A América Latina e o Caribe não são extensões dos interesses de quaisquer países. A ONU precisa, urgentemente, dar uma resposta à altura, que preserve o multilateralismo, ou jogaremos por terra a confiança nos atuais mecanismos de governança mundial”.

Fabiano Contarato (PT-ES) também condenou a operação militar estadunidense na Venezuela. “Escaladas armadas devem ser condenadas, pois apenas ampliam o sofrimento à população civil já vulnerabilizada. O caminho que melhor protege vidas de inocentes e a estabilidade regional na América Latina é o do diálogo, da diplomacia e do respeito ao direito internacional. A História já nos ensinou que interferências externas só aprofundam conflitos e nos afastam da paz”, disse.

To top