Em sessão especial para homenagear a Universidade de Fortaleza (Unifor) pelos seus 40 anos, realizada nesta segunda-feira (20), o senador José Pimentel (PT-CE) defendeu a destinação dos recursos dos royalties do petróleo para a educação. O senador é o relator do Plano Nacional de Educação (PNE) para os próximos dez anos – Projeto de Lei da Câmara (PLC 103/2012), que se encontra em discussão na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.
Durante seu discurso, o senador ressaltou que os demais senadores cearenses, Inácio Arruda (PCdoB) e Eunício Oliveira (PMDB), também defendem a proposta que prevê a destinação dos 100% dos royalties do petróleo para a área da educação.
Para Pimentel, os recursos servirão para alavancar o desenvolvimento da educação desde a pré-escola à pós-graduação.
“Precisamos fortemente desses recursos para que possamos investir no mínimo 10% do Produto Interno Bruto na educação brasileira”, afirmou Pimentel.
A Unifor
Fundada em 1973, por Edson Queiroz, a Universidade de Fortaleza possui 720 mil metros quadrados, cerca de 300 salas de aula e 230 laboratórios especializados. São 37 cursos de graduação, 12 de graduação executiva, cinco de mestrados e seis de doutorados. A instituição já graduou 70 mil alunos e possui mais de sete mil pós-graduados.
Durante a homenagem, os senadores da bancada do Ceará destacaram os projetos de desenvolvimento social que são realizados pela universidade, como o Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). O núcleo, que é referência na rede pública de saúde pelos vários serviços oferecidos à comunidade, efetua 300 mil atendimentos por ano e beneficiam atualmente 25 mil pacientes.
O chanceler da Unifor, Airton Queiroz, citou ainda projetos relevantes na área da pesquisa, como o realizado com as cabras transgênicas, que produzem leite com proteínas semelhantes ao leite materno.
“A pesquisa ajuda a combater a alta taxa de mortalidade infantil no Nordeste e no mundo”, afirmou Queiroz.
A Unifor mantém convênio de intercâmbio com 170 universidades em 30 países. Em cursos de pós-graduação, a universidade mantém parceria com instituições norte-americanas, como a Universidade de Columbia,
Com informações da Assessoria do senador José Pimentel e da Agência Senado
Leia mais:
Relatório de Pimentel vincula à educação todos os royalties