Agência Brasil

Lula e o ministro das Cidades, Jader Filho, visitam unidades entregues a moradores de Rio Grande
O município gaúcho de Rio Grande terá cerca de 5 mil pessoas beneficiadas com as 1.276 unidades do programa Minha Casa Minha Vida entregues pelo governo federal nesta terça-feira (20). O presidente Lula e o ministro das Cidades, Jader Filho, estiveram na cerimônia de entrega do empreendimento Junção, que integra a modalidade “Entidades” do programa.
A organização e execução dos projetos habitacionais do Junção foram feitas por cinco entidades da sociedade civil sem fins lucrativos, medida elogiada pelo presidente Lula.
“Quando nós começamos a discutir a construção de casas pelas entidades havia muita gente que dizia que elas não teriam competência para administrar as casas. O que eu posso constatar é que as entidades não só aprenderam a fazer conjuntos habitacionais, como fazem maior e melhor do que as outras casas que a gente contrata de empresa numa demonstração de que quando existe decisão política nada é impossível de ser feito no país”, disse Lula.
O presidente ressaltou as melhorias das moradias construídas, como varandas, quadras de esporte, salão de festa, academia ao ar livre e quiosque com churrasqueira, além da proximidade com hospitais, centros de assistência social, escolas, creches, estação rodoviária e restaurante popular. Lula considera que as medidas são importantes para que sejam inauguradas moradias dignas. Ele ainda apontou um dos espaços que considera mais importante.
“Os novos conjuntos habitacionais terão que ter biblioteca, que é um jeito de fazer com que os nossos filhos larguem um pouco o celular, os games e se dediquem à literatura, a ter acesso a outra cultura e a conhecer um pouco mais da verdade deste país”, enfatizou o presidente.
O senador Paulo Paim (PT-RS) comemorou a entrega das moradias em Rio Grande e outras iniciativas do governo federal no estado.
“Bons ventos sopram no Litoral Sul do Rio Grande do Sul hoje. Serão mais de cinco mil pessoas com moradia digna garantida. Também serão assinados contratos para a construção de navios da Petrobras, criando R$ 2,8 bilhões em investimentos e gerando cerca de nove mil empregos diretos e indiretos. Desenvolvimento com justiça social”, definiu o senador.
O investimento total do programa Minha Casa Minha Vida em Rio Grande contabiliza R$ 123,6 milhões do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) e tem contrapartida do governo do Rio Grande do Sul.



