Brasil

Lula reage à distorção de suas palavras: ‘É preciso acabar com a Era da Mentira’

‘Perceberam que Trump quer governar o mundo pelo Twitter?’, ironiza o presidente. Ele pede aos candidatos que se comportem no ano eleitoral e pensem em que país querem construir

Ricardo Stuckert/PR

Lula reage à distorção de suas palavras: ‘É preciso acabar com a Era da Mentira’

O presidente Lula, em entrega de habitações do Minha Casa, Minha Vida, no RS, criticou Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reagiu às distorções e manipulações de suas palavras e discursos que têm sido disseminadas na internet pela extrema direita e oposicionistas. “Eles agora estão olhando o que eu estou falando… Eles querem pegar uma palavra ou duas palavras minhas, de vocês, da nossa prefeita, para que eles possam distorcer e mandar para o mundo na internet (…) Nós não temos que aceitar esse tipo de coisa. Temos que começar a divulgar a verdade”, disse o presidente nesta terça-feira, 20, durante a cerimônia de entrega de 1.276 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida, em Rio Grande, no Rio Grande do Sul.

Circula nas redes um vídeo editado do presidente, com uma fala distorcida. Não é verdade que Lula disse que pobre não precisa estudar. O presidente, em um longo discurso na comemoração de 90 aos do salário mínimo, estava dizendo exatamente o contrário. Lula fez uma reflexão sobre a inclusão social no país e lembrou que as políticas públicas do seu governo, como o Prouni (Programa Universidade para Todos), permitiram o acesso dos pobres às universidades.

“É preciso acabar com a Era da Mentira neste país. Não é possível este país estar subordinado à leviandade da mentira, de pessoas que não têm respeito a crianças, que não tem respeito a mulheres, a pessoas idosas, e acham que podem ficar mentindo 24 horas por dia na internet”, disse Lula.

O presidente enfatizou ainda a verdade é muito mais trabalhosa, porque precisa ser explicada. “Mentira só tem que falar.” Muitas vezes, observou, pessoas bem intencionadas são enganadas por essas manipulações porque “não sabem distinguir verdade de mentira”.

“Não vou, enquanto eu for vivo, permitir que o povo brasileiro esteja subordinado à leviandade, à mentira, à grosseria e à falta de respeito”, reforçou o presidente.

Crítica a Donald Trump

No dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez uma série de postagens em rede sobre a sua intenção de anexar a Groelândia, Lula abordou o tema com ironia: “Vocês já perceberam que o presidente Trump quer governar o mundo pelo Twitter? Fantástico. Todo dia ele fala uma coisa e todo dia o mundo fala da coisa que ele falou. É possível tratar do povo com respeito se eu não olhar na cara de vocês, se eu achar que vocês são objeto e não ser humano?”.

A dinâmica do mundo e da política, segundo o presidente, tem aumentado o individualismo. “Nosso amigo é o celular.”

Lula voltou a pedir que sejam feitas comparações entre as medidas implementadas no seu terceiro mandato e os sete anos de gestão de Michel Temer e Jair Bolsonaro. Os números e resultados desta comparação são munição contar as mentiras difundidas nas redes.

Por fim, o presidente fez um alerta também aos futuros candidatos que vão disputar as eleições de outubro deste ano: “Se comportem pelo país que vocês querem construir no futuro. Ou o país da mentira, da leviandade, das fake news, ou [o país] da verdade, onde o ser  humano, o homem e a mulher, idosos e crianças são tratados com respeito. Nós precisamos recuperar o humanismo”.

To top