inflação

Senadores destacam inflação sob controle no início do ano

Prévia de janeiro recua em relação a dezembro e índice em 12 meses permanece dentro da meta

Agência Brasil

Senadores destacam inflação sob controle no início do ano

Custo da energia elétrica para o consumidor – que está no grupo habitação, pesquisado pelo IBGE – teve redução constatada no IPCA-15

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (27) a prévia da inflação oficial de janeiro, que recuou 0,05% em relação a dezembro, ficando em 0,20%. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) foi calculado sobre os preços coletados entre 13 de dezembro de 2025 e 14 de janeiro de 2026 e refere-se às famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos nas regiões metropolitanas de nove capitais brasileiras, além de Brasília e da cidade de Goiânia.

O recuo do índice no mês de janeiro foi causado pela queda nos custos de dois dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados: habitação (-0,26%) e transportes (-0,13%). A alta nos demais grupos ficaram entre 0,05%, de educação, e 0,81%, de saúde e cuidados pessoais. Segundo o IBGE, o IPCA-15 acumulado nos últimos 12 meses foi de 4,5%, acima dos 4,41% observados quando o índice foi medido em dezembro. No entanto, o número ainda está dentro do limite máximo da meta de inflação do governo, que é de exatamente 4,5%.

A senadora Augusta Brito (PT-CE) avalia que o IPCA-15 de janeiro abaixo do esperado mostra que “o país está no caminho certo para controlar os preços e aliviar o custo de vida das famílias”.

“Esse resultado reforça a importância de manter políticas responsáveis, com crescimento econômico, geração de empregos e cuidado com quem mais precisa. Inflação sob controle é mais comida na mesa, mais dignidade e mais justiça social”, observou a senadora.

O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho (PT-SE) também comemorou o índice divulgado e apontou os benefícios.

“A redução no ritmo da inflação, impulsionada pelo alívio na conta de luz e em itens essenciais, mostra que estamos reconstruindo a estabilidade econômica, protegendo o poder de compra das famílias e garantindo mais dignidade para quem mais precisa. Quando o governo governa com responsabilidade fiscal, sensibilidade social e foco no desenvolvimento, o resultado aparece no bolso do trabalhador e na vida real da população. É isso que estamos fazendo: cuidando da economia para cuidar das pessoas”, afirmou o senador.

O senador Humberto Costa (PT-PE) analisou os esforços do governo Lula para melhorar os números econômicos e sociais do país, ressaltando o controle inflacionário.

“Nós vemos que a inflação segue a tendência de controle que o rigor do governo com o tema impõe. Estamos conseguindo crescer o PIB, trazer melhoras históricas de emprego, recordes na redução da desigualdade social, investir vivamente no desenvolvimento sustentado país e tudo isso com controle absoluto da inflação. Não podemos esquecer que, há pouco tempo, muitos defenderam acabar com os empregos porque a expansão do mercado de trabalho criaria uma pressão inflacionária. O governo do presidente Lula está aí, mais uma vez, para mostrar como estão carcomidos esses anacrônicos neoliberais, que dão as costas ao povo e só servem à banca, aos interesses da Faria Lima”, criticou o senador.

To top