Reprodução

O senador Jaques Wagner acompanhou, nesta quarta-feira (18/2), a apresentação do balanço do Carnaval da Bahia 2026, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues. Os dados confirmaram o sucesso do evento, que contou com a participação de cerca de 12 milhões de pessoas, entre baianos e turistas. O público corresponde a cinco vezes a população da capital Salvador.
Em coletiva, Wagner enfatizou o impacto social e financeiro da festa, ressaltando que, para a população baiana, o evento vai além do entretenimento. “Esses números significam que a economia está girando. É o carnaval produzindo o sustento de muitas pessoas. Tem gente que trabalha muito agora, mas segura a onda durante o resto do ano com esse dinheiro”, afirmou o senador.
Quanto à segurança dos foliões, não houve registro de morte violenta em Salvador pelo terceiro ano consecutivo, resultado que se estendeu às 152 cidades do interior onde a festa ocorreu. O Reconhecimento Facial também bateu recordes, com 73 foragidos da Justiça localizados e duas pessoas desaparecidas encontradas. A eficiência policial foi aprovada por 90% do público, e o caso dos disparos no Campo Grande serviu como exemplo após ter sido solucionado em 24 horas.
Wagner classificou como “brilhante” o trabalho das forças de segurança. “Essa é a maior operação militar em tempo de paz do mundo. Ninguém faz uma operação envolvendo 35, 40 mil profissionais, a não ser em processo de guerra. E aqui na Bahia a gente faz para manter a paz”, concluiu, parabenizando as polícias Militar e Civil e o Corpo de Bombeiros.



