Tomaz Silva/Agência Brasil

Um dos maiores e mais tradicionais do país, o Cordão da Bola Preta abriu o Carnaval do Rio
O balanço final do Carnaval 2026 confirma o que as ruas já demonstravam: o Brasil vive um momento de plena recuperação econômica e resgate da autoestima. Segundo dados oficiais do Ministério do Turismo, a folia deste ano movimentou R$ 18,6 bilhões, um crescimento de 10% em relação ao ano anterior e o melhor resultado para o mês de fevereiro desde o início da série histórica, em 2011.
Com mais de 65 milhões de pessoas celebrando de Norte a Sul do país — um aumento de 22% no público total —, a festa consolidou-se como o maior motor da economia criativa nacional, gerando emprego, renda e inclusão social.
“Com orgulho e sorriso no rosto, o nosso país vestiu a camisa da cultura e da arte. Isso impacta milhares de famílias brasileiras, que têm a festa como principal fonte de renda. Além disso, o aumento no número de turistas fortalece a economia local, gerando emprego e ampliando oportunidades. Cada visitante que chega impulsiona a cadeia produtiva, aquece o comércio e contribui diretamente para o desenvolvimento das cidades”, analisou a senadora Teresa Leitão (PT-PE).
Para o senador Rogério Carvalho (PT-SE), os números são o reflexo direto de uma política que voltou a enxergar a cultura como um ativo estratégico.
“Os números do Carnaval mostram que o Brasil está no rumo certo. Mais de 18 bilhões de reais movimentados na economia significam emprego, renda e oportunidade para milhões de brasileiros”, destacou o senador.
Rogério Carvalho enfatizou que, sob a liderança do presidente Lula, o país recuperou a capacidade de investir no turismo: “Festa também é trabalho e desenvolvimento. É a recuperação do Brasil, movida pela alegria do nosso povo e por um governo que acredita na força da cultura como motor de crescimento”.
O senador Humberto Costa (PT-PE) celebrou o impacto direto no comércio e na vida do cidadão comum, rebatendo as críticas da direita sobre os investimentos no setor.
“Foi o maior e mais lucrativo carnaval de todos os tempos. Enquanto alguns torcem contra, o Brasil mostra a sua força na avenida. O carnaval 2026, no governo Lula, é um sucesso de público e de negócios: são R$ 18,6 bilhões circulando, aquecendo o comércio e colocando o país no rumo certo”, afirmou.
Na Bahia, um dos principais polos da folia, o impacto foi avassalador. O senador Jaques Wagner (PT-BA) comemorou a descentralização dos investimentos, que levou a prosperidade do Carnaval para além de Salvador. “Foram 3,8 milhões de turistas e um giro econômico bilionário que fortalece o nosso estado de ponta a ponta. Fico feliz em ver que a festa não ficou só na capital e que levamos a alegria e o investimento para o interior, valorizando cada canto da nossa terra”, declarou Wagner, parabenizando o trabalho conjunto com o governador Jerônimo Rodrigues.



