Organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e pela Apex, missão levou 30 empresas para a Arábia Saudita e para os Emirados Árabes Unidos.
A Missão Empresarial ao Oriente Médio, que foi realizada entre os dias 18 e 21 de fevereiro, resultou em exportações de US$ 47,189 milhões de produtos brasileiros. Organizada pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a mostra reuniu 29 empresas dos setores de alimentos e bebidas, casa e construção, e máquinas e equipamentos.
Foram realizados 636 encontros de negócios entre vendedores brasileiros e compradores árabes, sendo que 139 ocorreram em Jedá e 497,
“A missão criou oportunidades concretas para a as empresas brasileiras consolidarem negócios já existentes neste importante mercado e teve também o objetivo de abrir novos espaços para os produtos brasileiros, bem como atrair investimentos para o Brasil”, disse o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges.
O Oriente Médio, em particular a Arábia Saudita e os Emirados Árabes Unidos, são importantes parceiros comerciais do Brasil. Em 2012, o Brasil exportou US$ 3 bilhões para a Arábia Saudita, sendo que o grupo de alimentos e bebidas foi responsável por US$ 2,3 bilhões. O país é a maior economia da região e o maior produtor mundial de petróleo. Com 20% da população dos países do Oriente Médio, é também o maior mercado consumidor e maior parceiro comercial do Brasil na região. No ano passado, as exportações brasileiras para os Emirados Árabes Unidos foram de US$ 2,5 bilhões, com crescimento de 13,3% sobre os números de 2011.
Bebidas e alimentos são os mais exportados
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em 2012 o Brasil exportou US$ 3 bilhões para a Arábia Saudita, sendo que o grupo de alimentos e bebidas foi responsável por US$ 2,3 bilhões. De acordo com o MDIC, a Arábia Saudita é o país da região com a maior economia e também o maior produtor mundial de petróleo. Com 20% da população dos países do Oriente Médio, é também o maior mercado consumidor e maior parceiro comercial do Brasil na região.
De acordo com o MDIC, os Emirados Árabes representam um local com grandes vantagens para os exportadores brasileiros, como alto grau de abertura comercial e a melhor infraestrutura do Oriente Médio para distribuição a países vizinhos. Em 2012, as exportações brasileiras para a região foram US$ 2,5 bilhões, com crescimento de 13,3% sobre os números de 2011.
Com informações do MDIC e Agência Brasil