A licença prévia expedida pelo Ibama para a construção do Porto Sul na região de Ilhéus, na Bahia, foi comemorada nesta terça-feira (20/11), pelo senador Walter Pinheiro (PT-BA), no plenário. “Durante anos e anos a fio, nós batalhamos por isso e agora o povo da Bahia terá um investimento da ordem de 35 bilhões de reais para a construção do porto”, disse.
O documento é válido por dois anos e apresenta normas que vão servir de base para o projeto final do complexo portuário. O porto vai gerar mais de dois mil empregos diretos e indiretos, durante a construção, e mais 1.300 durante a operação. O empreendimento será o ponto final da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), obra do Governo Federal que ligará a cidade de Figueirópolis, no Tocantins, a Ilhéus, na Bahia.
Pinheiro lembrou que o Porto Sul será um novo e importante vetor de desenvolvimento da economia baiana. “Já fomos procurados ontem por uma empresa dessa área de oleoquímico, tentando se instalar na região, para potencializar mais a economia local, particularmente a cidade de Uruçuca”, informou.
Pinheiro informou ainda que quando estiver interligada ao Porto, a FIOL vai transportar algo em torno de 45 milhões de toneladas de cargas por ano: “Uma boa notícia para os baianos do sul e também para todo povo do Centro-Oeste brasileiro, que ganhará um ponto de chegada mais perto do mar, para também servir como um canal de escoamento da produção”, finalizou.
Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro