Indicada foi sabatinada pela Comissão de Educação (CE) e recebeu relatório favorável do líder do PT no Senado, Walter Pinheiro.
A Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado (CE) sabatinou e aprovou, por unanimidade, nesta terça-feira (11/12), o nome da senhora Rosana dos Santos Alcântara, para exercer o cargo de diretora da Agência Nacional de Cinema (Ancine), na vaga ocupada por Mário Diamante. Rosana é funcionária de carreira Ancine desde o ano de 2005, quando exercia o cargo de assessora da diretoria do órgão. Ocupou, no período entre 2006 e 2009, o cargo de Chefe de Gabinete do Diretor Presidente e desde 2009 ocupa o cargo de Superintendente Executiva da agência.
Relator da indicação presidencial, o líder do PT no Senado, Walter Pinheiro (PT-BA), destacou que, como funcionária de carreira, Rosana demonstrou conhecimento e capacidade para exercer o cargo para o qual foi indicada. “Pessoas que tem esse compromisso com a cultura, unindo não só a vocação, mas também os atributos que a senhora carrega para desempenhar esse cargo. A Ancine ganha com essa ascensão e vai ganhar por ter a possibilidade de trabalhar com elementos importantes para ampliar as possibilidades de financiamento e dinamizar o acesso a cultura. Precisamos que a cultura seja um elemento dinamizador da economia local”, disse Pinheiro.
A CE aprovou a indicação de Rosana dos Santos Alcântara por unanimidade.
Saiba mais sobre a indicada
Rosana dos Santos Alcântara é advogada, graduada na Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especializou-se em Gestão e Prática
Sua atividade profissional se inicia como assessora jurídica no Projeto Legal/IBISS (Instituto Brasileiro de Inovação
No período de
Foi Coordenadora Executiva de Advocacia Cidadã pelos Direitos Humanos (ADVOCACI), de
Ingressou na Agência Nacional de Cinema em 2005, como Assessora de Diretoria. Tornou-se, no ano seguinte e até 2009, Chefe de Gabinete do Diretor Presidente, cargo em que subsidiou o corpo diretivo no processo decisório, bem como o Conselho Superior de Cinema e o Comitê Gestor do Fundo Setorial do Audiovisual, tendo coordenado, ainda, o I Planejamento Estratégico da Ancine 2009-2011. Exerce desde 2009 o cargo de Superintendente Executiva.