A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) vai fazer uma auditoria operacional no sistema de check in das empresas TAM e Gol por causa dos problemas recentes apresentados na emissão de bilhetes. Segundo a Anac, na manhã desta quinta-feira (25/10), o sistema da empresa Gol apresentou instabilidade, com impactos pouco significativos em alguns aeroportos, de acordo com monitoramento da agência.
Na próxima quarta-feira (31/10), a diretoria da Anac vai fazer uma reunião com a Gol e a Secretaria de Aviação Civil (SAC) para que a empresa possa explicar as causas dos problemas em seus sistema de check-in.
A Gol já tinha sido notificada pela Anac por causa dos problemas ocorridos na última segunda-feira (22) e terá dez dias para apresentar comprovantes de prestação de assistência aos passageiros nos casos de atrasos e cancelamentos de voos. O descumprimento das regras pode gerar multas entre R$ 4 mil e R$ 10 mil por passageiro, podendo chegar a R$ 1,74 milhão por voo.
No dia 15 deste mês, a TAM foi notificada pela Anac para prestar explicações sobre as falhas apresentadas no sistema de check in da companhia ocorridas nessa data em diversos aeroportos do país. Na ocasião, o sistema utilizado pela companhia aérea nos procedimentos de embarque sofreu instabilidade, atingindo a atividade da empresa em todos os aeroportos. A empresa teve que comprovar a prestação de assistência aos passageiros afetados pelos atrasos.
A Anac orienta os passageiros que se sentirem prejudicados a procurarem primeiramente a empresa aérea contratada para reivindicar seus direitos. Se as tentativas de solução do problema não apresentarem resultado, o consumidor poderá encaminhar a demanda para a Anac, para os órgãos de defesa do consumidor e para o Poder Judiciário.
Agência Brasil