“Se não terminarmos as obras até dezembro, todos serão presos, inclusive eu”, brincou, mais de uma vez, o general de brigada, Carlos Alberto Teixeira, durante a exposição para dez parlamentares que foram inspecionar o estágio das obras do Trecho 1 da transposição do Rio São Francisco.
Em seu socorro, também brincando, o deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS), presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso, respondeu que, se dependesse dos parlamentares, os recursos para as obras com término previsto em 2013 dentro do prazo seriam garantidos – e ninguém teria de ser preso.
A visita dos parlamentares a diversos canteiros de obras que fazem parte do Projeto de Transposição do Rio São Francisco teve início no município de Paulo Afonso, na Bahia, local do início da rede de mais de 600 quilômetros de canais que levará água para em dois Trechos – Norte e Leste – para os estados do Ceará, Alagoas Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará.
A construção da transposição da barragem tem cenários opostos. Enquanto os trechos cuja responsabilidade pelas obras entregues ao Exército Brasileiro (EB) procuram seguir o cronograma estabelecido, nos entregues à iniciativa privada, por licitação, o trabalho foi interrompido ou contigua vagarosamente.
No segundo dia de visita os parlamentes visitaram dois núcleos de obras. O primeiro foi a construção do Aeroporto Internacional de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, que, no futuro, dividirá a demanda do transporte de cargas e passageiros que hoje sobrecarrega o Aeroporto Internacional Augusto Severo, que atende Natal, a capital potiguar. O aeroporto de São Gonçalo do Amarante terá duas pistas de pousos e decolagens, com 3.000m de comprimento por 60m de largura, dimensões que o habilitarão a receber grandes aeronaves e aeronaves das próprias Forças Armadas.
A terceira etapa da diligência parlamentar visitou as obras de duplicação e restauração da BR-101 (lote 5, na, Paraíba; e lote 6, em Pernambuco), que estão em sua etapa final.
O PT esteve representado na comitiva que visitou as obras pelos deputados federais Josias Gomes (BA), Luis Couto (PB) e Paulo Pimenta (RS) e pelo Chefe de Gabinete da Liderança do PT e Bloco de Apoio ao Governo no Senado Federal, Sylvio Petrus, representando o Líder do PT, Senador Walter Pinheiro (BA) e pelo Assessor da Área de Infraestrutura, Luiz Fernando Liñares.