O senador Humberto Costa (PT-PE) acompanhou o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, em vistoria às obras da Adutora do Pajeú em Floresta e se reuniu, em Serra Talhada, com 16 prefeitos da região. O objetivo do encontro foi informar o andamento das obras e apresentar aos gestores locais as ações do Governo Federal para mitigar os efeitos da estiagem.
“A Adutora do Pajeú é uma obra que está em pleno vapor. Na primeira etapa esta obra vai levar água do São Francisco até Afogados da Ingazeira. Visitei a Estação Elevatória 2, onde já chegou a água. E em breve a água chegará à Estação Elevatória 3 e à Serra Talhada”, afirmou o ministro.
O ritmo das obras que levarão a água até Afogados da Ingazeira está acelerado. De acordo com o cronograma do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (DNOCS), o município será abastecido até o final de julho. “Antes disso, em maio, a água já terá chegado a Flores”, garantiu o ministro, que completou: “é muito bom, num momento de estiagem como este, ver uma obra estruturante como a Adutora do Pajeú ser executada para beneficiar cidades sertanejas”.
Humberto visitou a região na última segunda-feira. Na reunião com os prefeitos, em Serra Talhada, o principal assunto foram as intervenções que se darão a partir do funcionamento da Adutora em Afogados da Ingazeira, como o ramal que levará água para o município de Santa Cruz da Baixa Verde e para Triunfo, e a parceria com a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), que vai abastecer São José do Egito até o final do ano.
Infraestrutura
A vazão total da Adutora do Pajeú é de
A Etapa I estará entre os municípios pernambucanos de Floresta e Afogados da Ingazeira. Já a Etapa II abrange o sertão pernambucano e segue para a Paraíba. Este sistema adutor terá cerca de
Além destes, ainda três distritos (Canaã, em Triunfo; Tupanaci, em Mirandiba; e Riacho do Meio, em São José do Egito) – e o povoado de Nazaré do Pico, em Floresta. Todos eles inseridos na bacia do rio Pajeú. A Paraíba tem também outros oito municípios beneficiados pela Adutora do Pajeú (Princesa Isabel, Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira e Cacimbas).
Com informações da assessoria do senado Humberto Costa e do Ministério da Integração Nacional