Os brasileiros se mostraram os mais otimistas em uma pesquisa global conduzida em 13 países.
A enquete, encomendada pela Confederação Internacional do Comércio, revelou que 69% da população do Brasil acreditam que o país esteja indo na direção certa. Ao responder uma pergunta avaliando o desempenho econômico do país: 71% dos brasileiros consideram que a situação econômica do país é boa ou muito boa. Segundo a pesquisa, 31% estão pessimistas quanto aos rumos do país.
O otimismo dos brasileiros foi seguido pelos canadenses e pelos sul-africanos.
Realizada sob o viés do estado da economia local e mundial, a pesquisa demonstrou grandes variações na percepção do futuro em países com situações bem diferentes. As entrevistas foram conduzidas em Grécia, Japão, França, Reino Unido, Estados Unidos, Bélgica, Bulgária, México, Indonésia, África do Sul, Canadá, Alemanha e Brasil. A pesquisa, feita pela empresas TNS e Anker Solutions, ouviu cerca de 13 mil pessoas nos 13 países, que representam 20% da população mundial.
A Alemanha foi o único país europeu em que a maioria dos entrevistados achou que o país estava indo na direção certa. Os gregos, que atravessam um momento de grandes sacrifícios por causa da imposição de um conjunto de medidas de austeridade, se mostraram os mais pessimistas da enquete: 91% dos entrevistados acham que o país está indo na direção errada.
O tom geral foi de pessimismo. A pesquisa concluiu que 58% dos participantes disseram que seu país está indo na direção errada; 68% classificam a situação econômica do país em que vivem como ruim e 66% acreditam que num futuro pior para as próximas gerações.
A coleta de dados foi feita entre os dias 10 de abril e 6 de maio deste ano.
Informações da BBC Brasil e do UOL