Pacientes com doenças crônicas poderão ser isentos de IR

Paim: mudanças feitas pela relatora Ana Rita (PT-ES) melhoraram a propostaDoenças reumáticas, neuromusculares e osteoarticulares crônicas são incapacitantes. Entre elas estão o lúpus, a esclerose lateral amiotrófica (ELA), a osteoporose e a artrite reumatóide. O tratamento que permite a melhora das condições de vida dos pacientes pode ser extremamente caro e penoso. Por isso, segundo os senadores que integram a Comissão de Assuntos Sociais, nada mais justo que conceder a esses pacientes a isenção do pagamento de Imposto de Renda da Pessoa Física.

Os parlamentares aprovaram, na manhã desta quarta-feira (19), substitutivo da senadora Ana Rita (PT-ES) ao projeto de lei (PLS 315/2013), do senador Paulo Paim (PT-RS), que prevê a inclusão dessas doenças na listagem de patologias que permitem ao portador o não pagamento do tributo.

Para a senadora Ana Rita, que relatou a matéria e pediu a inclusão de outras doenças igualmente incapacitantes, a aprovação da matéria vai permitir que pessoas tenham acesso a medicamentos e tratamentos muito caros, já que o não recolhimento proporcionará uma “folga de caixa” para esses contribuintes.

O autor do projeto, Paulo Paim  (PT-RS), disse que as mudanças feitas pela relatora melhoraram sua proposta e pediu a aprovação do texto.

Como a matéria prevê a criação de despesas para a União – por conta da isenção tributária – a matéria ainda precisa passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), antes de seguir para a Câmara dos Deputados.

To top