A alta performance em 2014 foi observada especialmente nos meses de março, com carga processada de 2,151 milhões de bpd, e em junho, com processamento de 2,172 milhões de bpd.
De acordo com nota divulgada pela estatal nesta segunda-feira (26), o “desempenho é reflexo do aumento da eficiência operacional obtido pela gestão integrada do sistema de Abastecimento, contribuindo para a redução das importações de derivados”. Ainda de acordo com a nota, a marca alcançada respeitou “os princípios de Segurança, Meio Ambiente e Saúde que norteiam as ações da companhia”.
Além do maior processamento nas unidades de destilação em 2014, destaca-se o elevado desempenho de unidades que participam do processo de produção de diesel e gasolina.
Segundo a estatal, as unidades de hidrotratamento de diesel processaram 632,7 mil bpd. O volume é 94,3 mil bpd superior ao recorde anterior, de 2013. O hidrotratamento de diesel permite aumentar a produção do combustível a partir do refino de diferentes tipos de petróleo, reduzindo o teor de enxofre do derivado.
Já as unidades de craqueamento catalítico processaram 565,4 mil bpd. O volume é 15,7 mil bpd superior ao recorde anterior, de 2013. O processo de craqueamento catalítico transforma óleos pesados em derivados de petróleo mais nobres, a exemplo de propeno, GLP e gasolina.
Com informações da Petrobras