Para Fátima, internacionalização da cultura brasileira beneficia o País

Senadora participará de palestra sobre experiências sobre a Lei do Preço Fixo, que prevê o estímulo à venda de livrosA vice-presidenta da Comissão de Educação e Cultura (CE), senadora Fátima Bezerra (PT-RN), participou, no final da última quinta-feira (19), da abertura do 35º Salão do Livro de Paris, um dos mais importantes eventos literários do calendário mundial.

Segundo Fátima, a feira está sendo mais uma oportunidade do Brasil compartilhar suas experiências e debater as políticas do livro, leitura, biblioteca e literatura com os outros países.

“É muito gratificante ver o governo brasileiro, através do ministério da Cultura e das Relações Exteriores, junto com escritores, editores, livreiros e produtores presentes no Salão. Os ministros dos dois países [Brasil e França] estão estabelecendo uma política de cooperação mais ousada nessa área, especialmente em relação a livros e bibliotecas”, ressaltou.

Fátima destacou ainda que, durante o salão, participará de uma palestra acerca da Lei do Preço Fixo. A senadora é autora do Projeto de Lei do Senado (PLS 49/2015) que prevê o estímulo à venda de livros no Brasil. Para isso, as editoras deverão estabelecer um preço mínimo para livros fabricados ou exportados para o Brasil.

“Esse debate contribuirá em muito para enriquecer o projeto de lei, sobre este mesmo tema, que apresentamos no final de fevereiro no Senado”, disse.

A senadora Fátima Bezerra participa até o dia 23 de março, do 35º Salão do Livro de Paris, um dos mais importantes eventos literários do calendário mundial. 

Na edição deste ano, o Brasil será pela segunda vez o País homenageado pelo evento e terá um espaço de 500 metros quadrados destinados à venda, exposição de livros e palestras com autores. Foram convidados para a feira 43 escritores brasileiros dos mais diferentes gêneros, que irão difundir suas obras.  Haverá ainda uma programação cultural paralela durante o salão.

“O Brasil está cada vez mais investindo na internacionalização da cultura e, com isso, vem conquistando o reconhecimento de outros países”, declarou Fátima.

Participam também do evento o ministro da Cultura Juca Ferreira e a senadora Lídice da Mata (PSB-BA).

Com informações da assessoria da senadora Fátima Bezerra

 

Leia mais:

Fátima Bezerra quer incentivar comercialização de livros no Brasil

To top