Após desmentido, revista apaga mentira sobre dedo perdido de Lula

A mão com quatro dedos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem servido com frequência a várias manifestações de preconceito, envolvendo desde palermas das redes sociais a senadores que não honram o voto de seus eleitores.

A mais recente dessas manifestações apareceu no site da revista Trip. A propósito de uma reportagem “histórica”, sob o título “Um dedo de discórdia”, a revista levou para seu Twitter duas bobagens que serviram apenas para alimentar ódios e preconceitos. A primeira delas foi dizer que “Lula se aposentou por perder 1 dedo, qd deveria ter sido indenizado” (sic). A segunda, que “a indenização recebida por Lula na época, então 350 cruzeiros, foi “suficiente para comprar móveis para a mãe e um terreno”.

Ambas as afirmações referem-se ao acidente que Lula sofreu, aos 18 anos de idade, em uma pequena indústria, a Metalúrgica Aliança, no bairro do Ipiranga, em São Paulo.

Mentiras como essas não se reproduzem gratuitamente em países onde vigora ampla liberdade de imprensa e responsabilidade editorial.

No Brasil, após o desmentido formal do Instituto Lula sobre mais uma mentira que circula nas redes sociais contra ele e sua família, o máximo que a publicação fez foi apagar seus posts no Twitter – e ficou por isso mesmo, sem qualquer pedido de desculpas. De novo, faltou ética profissional.

Lula continuará incomodando por ser o pau-de-arara nordestino, monoglota e com nove dedos, que deixou o chão de fábrica para tornar-se o presidente da República com o mais alto índice de aprovação da história.

Veja o que a revista não leu antes no site da Previdência Social

Aposentadoria por Invalidez

Leia o desmentido oficial publicado pelo Instituto Lula

O mito do dedo de Lula e as mentiras na internet

 

To top