Complexo de piscicultura no Acre será forte centro de exportação, diz Viana

Viana destacou que complexo de piscicultura pode gerar 400 empregos no primeiro anoAs inaugurações do primeiro call center do região Amazônica e da última etapa de um dos mais modernos complexos de piscicultura do País foram destacadas pelo senador Jorge Viana (PT-AC), durante discurso ao plenário nesta quarta-feira (6). “São dois projetos nos quais o governador Tião Viana se empenhou pessoalmente”, destacou o parlamentar.

Os empreendimentos – ambos em Rio Branco – serão visitados pelo ex-presidente Lula. Na quinta-feira (7), durante a ida ao Complexo de Piscicultura Peixes da Amazônia S/A, Lula será acompanhado pelo presidente da Bolívia, Evo Morales.

“O complexo de piscicultura abastece o mercado interno e, certamente, será um forte centro de exportação”, disse Viana.

Operando apenas com 20% da sua capacidade de produção, o frigorífico emprega mais de 40 funcionários, podendo chegar a 400 empregos diretos em um ano de funcionamento. Em sua fase inicial de teste, o empreendimento já comercializou mais de 15 toneladas de pescados para os supermercados locais.

O negócio que visa alcançar o mercado internacional, em especial os países andinos – as exportações são autorizadas porque o estabelecimento possui registro no Serviço de Inspeção Federal (SIF), expedido pelo Ministério da Agricultura.

“Esse empreendimento talvez seja o mais moderno, o mais amplo projeto de piscicultura implantado no Brasil. Foi fruto de um incentivo do presidente Lula”, disse o senador. Ele acredita que o complexo será um dos principais legados do governador Tião Viana para o Estado.

Já a Central de Atendimento Contax será inaugurada nesta quarta. Os jovens que trabalharão no local foram treinados no Instituto Dom Moacyr, que forma e qualifica mão de obra no Acre. Em 58 turmas, foram formados três mil jovens. “De pronto, pelo menos dois mil deles, entre rapazes e moças, terão oportunidade de trabalho”, disse Viana. A expectativa do governo do Acre é que, até o final do ano, o total de empregos criados pela empresa chegue a cinco mil no final de 2015.

A remuneração média dos funcionários será de R$ 1.200. Segundo Viana, a média etária de quem trabalha nesse tipo de serviço é de 22 a 24 anos, sendo 40% estudantes universitários. “Não é uma atividade fim, que um jovem deve buscar, mas é um estágio remunerado, é um trabalho que auxilia o jovem que busca um grau de independência ou – mesmo através de uma remuneração com um valor que não seja tão elevado – ajudar no orçamento doméstico familiar”, destacou o parlamentar.

 

Leia mais:

Projetos do Acre são exemplos para outros estados, diz Anibal

To top