Política de universalização da banda larga é tema de debate no Senado

Política de universalização da banda larga é tema de debate no Senado

Pinheiro: estudo do Banco Mundial comprova que a expansão da banda larga tem impacto no crescimento do PIBA Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) realiza nesta terça-feira (7) audiência pública para debater a Política de universalização da banda larga no País. O debate foi proposto pelo senador Walter Pinheiro (PT/BA), que chama a atenção para a importância da comunicação de dados por meio da internet para a educação e, consequentemente, o desenvolvimento do País.

Pinheiro destaca que a banda larga consolida-se cada vez mais como uma ferramenta imprescindível, já que economia dos precisa do conhecimento para se desenvolver. A falta desse recurso de comunicação fragiliza as ações no campo da educação. O senador cita como exemplo o relatório publicado em 2009 pelo o Banco Mundial avaliando 120 países, que aponta a correlação entre a expansão dos serviços de telecomunicações, de telefonia fixa, telefonia móvel celular e internet em banda larga ao aumento do PIB per capita.

“Os resultados desse estudo indicaram que para cada 10 pontos percentuais de aumento da penetração do serviço de banda larga  ocorre um aumento de 1,38 pontos ponto percentual  na taxa de média de crescimento do PIB per capita”, explica Pinheiro

O senador destaca, ainda, que a economia pautada no conhecimento e na informação desenvolve novos modos sustentáveis de produção e operação para outros modos de produção ainda baseados na utilização sustentável de recursos naturais. “O Senado não pode deixar de aprofundar essa discussão em um momento de baixo crescimento na economia nacional e da necessidade de implementar o projeto do governo como Pátria Educadora.”

A audiência pública sobre a política de universalização da banda larga será realizada às 9 horas desta terça-feira e poderá ser acompanhada ao vivo pelos seguintes canais:

· Portal e-Cidadania           bit.ly/audienciainterativa

· Facebook                           Facebook.com/senadofederal

· Twitter                                Twitter.com/agencia_senado

· Alô Senado                        0800 61 22 11

To top