
A campanha impetrada no Brasil contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi lembrada em um artigo no jornal argentina “Página 12”, no domingo (26). No texto, Darío Pignotti – que classifica a perseguição como uma “campanha suja” – lembra a recente investigação aberta pelo Ministério Público Federal contra o petista e dá ênfase ao currículo “duvidoso” do procurador.
“No Brasil, um procurador-adjunto, sem currículo acadêmico expressivo e com uma ficha de serviços judiciais em que sobressaem 245 avisos por desempenho negligente e/ou demorado, acusou em tempo recorde o ex-presidente e líder do PT”, diz o artigo.
Pignotti relembra ainda a campanha difamatória contra Lula durante o pleito em 1989. “Era preciso descontruir a imagem, ou melhor, a legitimidade de Lula através de notícias trapaceiras e da montagem do debate final no estúdio de televisão”.
O artigo trata ainda sobre a fragilidade da denúncia contra o ex-presidente e relembra publicação da revista “Época”, que cita suposto “tráfico de influências” de Lula.
“Quem vai lendo e relendo os quase 20 mil caracteres da reportagem publicada em 30 de abril e citado pelo procurador para fundamentar suas suspeitas, chegará a conclusão de que a reportagem tem tantos indícios contra Lula como tinham as pastas vazias que levaram à presidência a dupla Collor-Globo em 1989?, afirma o texto.
Em comentário ao jornal sobre os ataques contra o ex-presidente, o líder do PT na Câmara, Sibá Machado, disse que há uma tentativa de impedir Lula de retornar à Presidência da República, em 2018.
“O eventual retorno do líder petista nas eleições de 2018 é uma hipótese contra a qual trabalha a família Marinho, dona da Globo, e seus sócios políticos locais. Esse bloco contrário ao eventual regresso de Lula em 2018 possivelmente conta com o aval de grupos de interesses estrangeiros, “provavelmente norte-americanos”, comprometidos com a restauração de um projeto de livre mercado hemisférico, comentou com este jornal o chefe da bancada de deputados do PT, Sibá Machado”, conclui o texto.
Com informações do PT Nacional
Leia mais:
Instituto Lula lembra cinco maiores mentiras do Globo contra Lula em 2015