Ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra perdeu a guerra contra o câncer

Ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra perdeu a guerra contra o câncer

José Eduardo Dutra presidiu o PT entre 2010 e abril de 2011, deixando o cargo devido a problemas médicosProfundamente consternada, a bancada do PT no Senado comunica o falecimento do amigo, companheiro e ex-presidente José Eduardo Dutra. Ele enfrentou uma dura batalha contra o câncer e foi derrotado na madrugada deste domingo (4), em Belo Horizonte.

Deixa um enorme vazio na política e na vida pública brasileira depois de construir uma história limpa, digna, corajosa, incansável pela construção do Partido dos Trabalhadores, pela justiça social e pela democracia. Tinha apenas 58 anos e uma vontade imensa de viver.

 

Foi um homem digno, inteiro e que viveu de acordo com suas crenças. Chegou ao Congresso como senador por Sergipe em 1995 e fez história juntamente com outro companheiro recém-falecido: Marcelo Déda.

 

Como parlamentar, destacou-se pelo trânsito fácil e a capacidade de agregar e conciliar.

A bancada do PT no Senado perde um grande líder, cargo que Dutra ocupou com maestria.

Petista de alma

Carioca de nascimento, sergipano por opção, foi presidente da Petrobras e do PT. Começou sua carreira política como presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe, entre 1989 e 1994, e dirigente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), de 1988 a 1990. Em 1994, foi eleito senador por Sergipe. Atualmente, era primeiro suplente do senador Antônio Carlos Valladares (PSB).

Em 1994, foi eleito senador da República pelo Estado de Sergipe.

Foi presidente da Petrobras de 2003 a 2005. Retornou à Petrobras como presidente da Petrobras Distribuidora, de 2007 a 2009. Deixou a empresa para disputar a presidência do Partido dos Trabalhadores, cargo que ocupou entre 2010 e abril de 2011 – a passagem como líder do partido foi abreviada devido a problemas médicos.

 

Confira o que disseram alguns de seus amigos e companheiros:

Confira a repercussão política da morte de José Eduardo Dutra:

 

Dilma Rousseff, presidente da República, por meio de nota
“Hoje o Brasil se despede de um grande brasileiro, o ex-senador, meu amigo e companheiro, José Eduardo Dutra. Ao longo de toda sua vida, ele foi uma liderança comprometida com o Brasil e nosso povo. Dutra foi presidente do Sindicato dos Mineiros do Estado de Sergipe, dirigente nacional da Central Única dos Trabalhadores e presidente do Partido os Trabalhadores. Esteve à frente da Petrobrás durante o Governo do ex-presidente Lula. Tive o privilégio de conviver com José Eduardo. Sua dignidade, inteireza de caráter e seriedade jamais serão esquecidas e são a nossa grande perda. Presto minha solidariedade a toda sua família e amigos.”

 

Delcídio do Amaral (MS), senador e líder do governo no Senado
“Foi uma liderança que pautou sua vida política pela clareza de suas posições, diálogo e espírito público. Como executivo da Petrobras e da BR [Distribuidora], com serenidade e bom senso enfrentou e venceu grandes desafios. Deixa grandes amigos. Honrou nosso partido e nosso país.”

Humberto Costa (PE), senador e líder do PT no Senado
“Fomos parlamentares juntos entre 1995 e 1998. Ele era senador e líder do PT no Senado e eu era deputado federal. Nós passamos a ter relação de amizade. Depois, eu fui uma das pessoas que apoiou o nome dele para ser presidente do partido. É uma pessoa extremamente leal, muito partidário, absolutamente honesto. É uma perda muito grande.”

 

Petrobras, por meio de nota
“A Petrobras lamenta o falecimento do diretor licenciado e ex-presidente José Eduardo Dutra, neste domingo (04/10). Formado em geologia, Dutra ingressou no Sistema Petrobras em 1983. Foi presidente da companhia de 3 de janeiro de 2003 a 22 de julho de 2005. Foi também presidente da Petrobras Distribuidora de 21 de setembro de 2007 a 14 de agosto de 2009 e, desde 29 de fevereiro de 2012, ocupava o cargo de diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras. A Petrobras se solidariza com a família de José Eduardo Dutra.”

 

Rui Falcão, presidente do PT, por meio de nota
“José Eduardo Dutra foi um homem público de primeira qualidade, um batalhador da causa da justiça social e um exemplo de dedicação ao Partido dos Trabalhadores. Nesse momento de dor, gostaríamos de nos solidarizar com sua família e com todos os companheiros do PT, em particular aqueles de Sergipe, estado que Dutra sempre amou e onde deu o melhor de sua vida pelos mais carentes e excluídos da sociedade.”

Senador José Pimentel (PT-CE), lider do governo no Congresso

“O companheiro José Eduardo Dutra foi um líder que trabalhou pelo Brasil. Sonhou com um país democrático, onde houvesse desenvolvimento e inclusão social. Posso afirmar que, em diversas frentes de luta e de trabalho, ajudou nesse processo de construção, ao lado do ex-presidente Lula, da presidenta Dilma Rousseff e de muitos de nós. O Brasil perde um grande homem. Que siga em paz meu amigo!

Veja a íntegra da nota do Líder do PT no Senado, Humberto Costa, publicada nas redes sociais:

Foi com tristeza que recebi a notícia do falecimento do amigo e companheiro de luta, José Eduardo Dutra. Conheci Dutra ainda nos tempos de formação do PT e pude conviver com ele mais de perto, a partir de 1995, quando assumimos, no mesmo período, mandatos parlamentares.

Dutra, na época, era senador e eu, deputado federal. Desse convívio, quase que diário no Congresso Nacional, surgiu uma grande amizade e uma admiração que só fez crescer nesses mais de 20 anos. Dutra era um homem honesto, leal, competente e um dos melhores congressitas que eu já vi atuar.

Sempre partidário, ele abriu mão de disputar a reeleição quase certa para o Senado Federal, em 2002, para concorrer ao governo de Sergipe e garantir um palanque ao então candidato à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Zé Eduardo não ganhou aquela disputa, mas o ex-presidente Lula teve cerca de 58% dos votos contra 42% do segundo colocado naquela eleição, em Sergipe.

Como ex-presidente da Petrobras e da BR Distribuidora, também teve uma atuação destacada. Dutra, assim como os companheiros Luiz Gushinken e Marcelo Déda, deixa precocemente a vida pública, legando ao Brasil uma história de lutas em favor da democracia. Ficam para nós o exemplo de vida, a inspiração e muita saudade. Todos os meus sentimento aos familiares e amigos.

Humberto Costa
Senador da República
Líder do PT no Senado Federal

 

Leia mais:

José Eduardo Dutra, ex-presidente do PT e da Petrobras, morre aos 58 anos

Nota de pesar pela morte de José Eduardo Dutra

To top