Avança projeto de lei que flexibiliza acesso a mamografias na rede pública

Avança projeto de lei que flexibiliza acesso a mamografias na rede pública

Senadores defendem prioridade para votação de projetos que favorecem controle e detecção do câncer de mamaPara enfatizar o outubro rosa, em que o mundo se empenha no alerta e combate ao câncer de mama, a Comissão de Assuntos Sociais deu prioridade à votação do Projeto de Lei (PLS 374/2014), da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). O objetivo da proposta é assegurar o direito de realização de mamografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) às mulheres com risco elevado de desenvolver a doença e às que precisem de exame para tirar algum tipo de suspeita diagnóstica. 

Os senadores aprovaram o relatório por unanimidade. Agora, de acordo com o regimento interno, é necessário um turno suplementar de votação.

Atualmente, as regras do SUS garantem o direito ao rastreamento do câncer de mama por meio de mamografia apenas a mulheres com idade superior a quarenta anos. A senadora acredita que essa rigidez engessa a lei e dificulta o acesso a mamografias para pacientes com idade inferior e que tenham suspeita –atestada pelo médico – de neoplasia (câncer).

Movimento mundial

O movimento popular Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. É um alerta para a luta contra o câncer de mama e a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença e tem como símbolo o laço cor-de-rosa e a iluminação de prédios públicos.

Conheça o projeto 

Leia mais:

Outubro Rosa ajuda a criar cultura de prevenção contra câncer de mama

Congresso faz homenagem à luta contra o câncer de mama

To top