“Faz alguns anos que as |
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) comemorou, nesta quinta-feira (20), a decisão do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), que aprovou, nesta semana, o Conselho dos Produtores e Exportadores de Suco de Laranja, o Consecitrus.
“Faz alguns anos que as associações de pequenos e médios produtores de laranja do Estado de São Paulo clamam pela constituição de um fórum, onde fosse minimizado o elevado poder de compra das empresas processadoras de suco de laranja”, disse o senador, destacando que essa decisão deve beneficiar a Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo, a Associação Brasileira de Citricultores e o Sindicato Rural de Ibitinga.
De acordo com o senador, o conselho será o local para as discussões e definição de ações que visam a melhorar das condições de comercialização da laranja pelos citricultores. Atualmente, apenas quatro empresas controlam esse mercado no País.
O senador petista vem apontando, há algum tempo, o intenso processo de concentração econômica em quatro grandes grupos processadores de suco da fruta, o que penaliza cada vez mais os pequenos e médios produtores de laranja do País, especialmente os do estado de São Paulo.
Leia mais:
Suplicy expõe problemas da citricultura no Brasil