Em discurso nesta quarta-feira (07/12), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) elogiou o texto do PLC 122/2006, que criminaliza a homofobia. O senador defendeu a aprovação da proposta, que será votada na manhã desta quinta-feira (08/12) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH).
Tramitando no Congresso há mais de dez anos, a matéria foi desarquivada e reformulada pela senadora Marta Suplicy (PT-SP) no início de 2011. O senador afirmou que sua colega de bancada, que relata o projeto na CDH, conseguiu chegar a um projeto que abrange o respeito à diversidade sexual sem atentar contra a liberdade religiosa.
“Acho o relatório da senadora Marta Suplicy ao PLC 122/2006, a ser votado amanhã, um dos mais revolucionários desta Casa, porque ele nos dá muito claramente a noção do respeito que temos que ter por qualquer ser humano, seja ele quem for”, afirmou.
Suplicy disse que a homossexualidade e a bissexualidade ainda são hostilizadas na maioria dos países e instituições públicas e privadas, às vezes inclusive com agressões físicas e até assassinatos.