Ideli Salvatti: Dia Internacional da Mulher, uma data para lembrar as conquistas
A cada ano, avançamos mais na luta pelos nossos direitos. Por isso, o Dia Internacional da Mulher é uma data para lembrar nossas conquistas, como a aprovação da Lei Maria da Penha, a eleição da primeira mulher presidente da República e tantas outras mulheres que assumiram e continuam assumindo funções de chefia em empresas e instituições. Devemos comemorar também a ampliação da licença a… maternidade e agora, mais recentemente, o projeto de lei que puni as empresas que pagam salário inferior as mulheres que ocupam o mesmo cargo que um homem. Projeto esse, que a presidenta Dilma deve sancionar na próxima semana e que é mais uma medida efetiva de combate a desigualdade de condições e oportunidades entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
Como mulher, mãe, avó e representante das mulheres na Política, onde fui eleita deputada estadual, senadora e hoje estou ministra, tenho a certeza que nós mulheres temos o grande desafio de aumentar nossa bancada feminina no Congresso Nacional, nas assembleias legislativas, nas câmaras de vereadores e nas prefeituras e fortalecer a oportunidade dada pela presidenta de construir um Executivo Federal sob a ótica feminina.
Esse é o caminho para que possamos avançar na aprovação de leis e na execução de ações que assegurem nossos direitos. Tenho um sonho de que um dia nós não precisemos mais reivindicar a cota de 30% de candidatas do sexo feminino nas chapas eleitorais partidárias, mas que tenhamos um cenário em que existam tantas mulheres dispostas a ingressar na Política, que não seja mais necessária a reserva através de cotas.
Parabenizo cada mulher, que no seu dia a dia, na conversa com seu companheiro, com seu filho, em seu trabalho ou em qualquer ambiente que esteja, luta e conquista seu espaço e batalha pelos seus direitos.
*Ideli Salvatti é ministra-chefe da Secretaria de Relações Insitucionais
Leia mais:
Senado lança programa para promover igualdade de raça e gênero