Tragédia

Augusta vai a município do Ceará onde chuva desalojou moradores

Senadora acompanhou governador do Estado, Elmano Freitas, para acompanhar situação das famílias
Augusta vai a município do Ceará onde chuva desalojou moradores

Foto: Divulgação

As chuvas intensas registradas no município de São Benedito deixaram um rastro de prejuízos no Ceará. De acordo com os sites locais, o transbordamento do Rio Arabé alagou ruas e deixou pessoas desalojadas. A situação de emergência foi acompanhada de perto nesta segunda-feira (3) pela senadora Augusta Brito (PT-CE) e pelo governador do Estado, Elmano Freitas (PT).

“Estou indo a São Benedito, junto ao governador Elmano Freitas acompanhar de perto a situação das chuvas no município e conversar com as famílias. Não mediremos esforços para auxiliar os municípios cearenses que vêm sofrendo com as fortes chuvas”, afirmou a senadora petista, no Twitter.

Durante a visita à cidade, a parlamentar e o governador asseguraram que os moradores desalojados receberão apoio, segundo reportagem do site Diário do Nordeste. Entre as ações, estão previstos: cestas básicas, colchonetes, roupas – itens que devem ser entregues ainda hoje – e os aluguéis dos afetados serão pagos pelo Estado.

Sobre os aluguéis dos afetados pelas chuvas, o governador destacou que serão pagos a todas as famílias cujos lares estão ameaçados por desabamentos. Ele apelou ainda para que esses moradores não retornem às residências afetadas, com o intuito de preservar vidas.

Ainda de acordo com a matéria, equipes da Defesa Civil do Estado têm feito estudos para identificar qual medida precisa ser tomada de maneira emergencial para evitar novos desastres.

“Conversei com as famílias desabrigadas que estão sofrendo com as fortes chuvas. Estamos acompanhando de perto a situação junto às prefeituras e à Defesa Civil”, explicou Augusta Brito.

Vídeos divulgados pela população mostram que o transbordamento do rio Arabé devido às chuvas levou ao alagamento de vias da cidade, sendo que imóveis chegaram a registrar níveis de água de pelo menos um metro de altura.

Construção de casas

O governador Elmano ainda prometeu às famílias desalojadas a construção de novas casas em terrenos apropriados. Ele fez a afirmação mencionando a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Outra prioridade da gestão local será a limpeza de rios prejudicados pelo descarte irregular de resíduos.

Com informações dos sites Diário do Nordeste e O Povo

To top