Adhemar Ferreira da Silva, um dos maiores nomes do esporte brasileiro, está prestes a ter o nome inscrito no Livro de Heróis e Heroínas da Pátria. O reconhecimento foi aprovado nesta terça-feira (4) pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado. O relatório foi apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS).
Mais conhecido como “João do Pulo”, Adhemar nasceu em São Paulo e se tornou uma lenda nacional. O atleta negro é detentor de feitos históricos: se tornou o primeiro bicampeão olímpico do país, conquistando medalhas de ouro nos anos de 1952 e 1956 no salto triplo e recordista mundial do esporte por cinco vezes, além de ser o primeiro atleta a quebrar a barreira dos 16 metros.
“Ele inaugurou uma das mais vitoriosas tradições brasileiras no atletismo mundial, inspirando outros medalhistas do salto triplo no mundo. Revolucionou a técnica do salto triplo, passando a conceder inédita, até então, importância ao segundo salto”, destacou Paim.
Outros feitos do João do Pulo incluem ainda, entre outros, um tricampeonato nos Jogos Pan-Americanos (1951, 1955 e 1959) e dez campeonatos brasileiros da categoria. Em 2012, foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo. Ele é o único brasileiro a representar o país no salão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), criado como parte das celebrações pelo centenário da instituição.
A proposta segue agora para a Câmara dos Deputados.
Pintor e herói
Outro que pode entrar no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria é o do pintor Pedro Américo de Figueiredo e Melo, autor da tela “O Grito do Ipiranga”. O parecer de Paulo Paim sobre o tema também foi aprovado hoje pela CE e agora será apreciado na Câmara dos Deputados.
Filho de família modesta do agreste paraibano, o homenageado nasceu em 1843. Foi um romancista, poeta, cientista, teórico de arte, ensaísta, filósofo, político e professor brasileiro. No entanto, é mais lembrado como um dos mais importantes pintores acadêmicos do Brasil, deixando obras de impacto nacional.
Passou sua carreira entre o Brasil e a Europa, e em ambos os lugares seu talento foi reconhecido. Seus grandes méritos artísticos fazem dele um dos maiores pintores que o país já produziu, sendo um dos nomes mais importantes da história da cultura brasileira do fim do século XIX.
Outras aprovações
Mais dois relatórios de Paulo Paim foram acatados pelo colegiado: um denominando a BR-448 como Rodovia Dr. Fábio André Koff, no Estado do Rio Grande do Sul, e o outro, concedendo ao município de Antonina (PR) o título de Capital Nacional da Bala de Banana. Os projetos seguem para a Câmara dos Deputados.