O presidente Lula considera que agora é hora de preparar o país para um salto rumo ao desenvolvimento, com geração de renda e empregos aos brasileiros. O tema foi tratado em conversa com jornalistas, nesta quinta-feira (6), no Palácio do Planalto.
No encontro, o presidente destacou os principais pontos deste início de mandato, com a retomada de programas sociais, além de planos para retomar o crescimento econômico do país.
“Estou convencido de que vamos consertar o país. Eu estou mais do que satisfeito com o que conseguimos projetar nesses 100 dias. Eu não esperava que a gente conseguisse colocar o avião na pista com tanta rapidez”, destacou Lula, em tom de otimismo.
“Minha obsessão nos primeiros três meses era retomar as políticas sociais que deram certo nesse país”, disse o presidente. Ele mencionou a retomada de programas essenciais do ponto de vista social e econômico, como o Bolsa Família, o Programa de Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“A minha obsessão agora é com o crescimento e com a geração de empregos, e tenho certeza de que vamos conseguir sucesso”, afirmou.
Juros do BC e acesso ao crédito
“Só posso dizer para vocês: essa taxa de juros é incompreensível para o desenvolvimento do país”, disse Lula, ao voltar à carga contra os juros do Banco Central. “Nós vamos ter que encontrar um jeito de que o Banco Central comece a reduzir a taxa de juros. Não é compreensível, porque nós não temos inflação de demanda, não existe inflação de demanda no país”.