“Venho renovada falar de minha satisfação |
A senadora Ângela Portela (PT-RR) celebrou a organização e a tranqüilidade com que transcorreram as eleições internas para a renovação das direções municipais, estaduais e nacional do Partido dos Trabalhadores. O Processo de Eleições Diretas, o PED 2013, foi realizado no último domingo, em 4.808 diretórios organizados em todo o País. “Venho renovada falar de minha satisfação em termos feito uma eleição na mais tranquila normalidade, em um momento de grande importância para o PT e para o Brasil”, afirmou a senadora, em pronunciamento ao Plenário, nesta terça-feira (12).
Ângela elogiou o novo presidente do PT em seu estado, o atual superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Roraima, Titonho Beserra, eleito por 92,52% dos votos. O deputado Rui Falcão, virtualmente eleito presidente nacional do PT, obteve 85,71% dos votos dos petistas roraimenses. O diretório municipal em Boa Vista será presidido por Rui Baraúna, que recebeu 90,13% dos votos já apurados.
Ângela considera importante que os eleitos são militantes comprometidos com a defesa das políticas públicas implantadas no Brasil nos governos do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma Rousseff. “São programas de combate à violência, ações afirmativas e reparativas de inclusão social, políticas de distribuição e transferência de renda, que ganharam referência internacional, ações estratégicas para áreas complexas e decisões firmes que juntas protagonizaram uma década de redução das desigualdades sociais e econômicas, que estão mudando a vida de milhões de pessoas”, lembrou a senadora.
Ela destacou que o PT é o único partido do País que escolhe seus dirigentes por via direta e que, a partir do PED 2013, adotou a obrigatoriedade de as chapas inscritas respeitarem a paridade de gênero (50% mulheres), reservar vagas para jovens (20%), negros e índios (20%). “Por conta desta história de lutas e de experiências, nosso partido tem recebido aprovação da opinião pública, como revelou a pesquisa CNT/MDA, divulgada na semana passada, que mostrou que 21,5% dos entrevistados desejam ter o PT na Presidência da República, em 2015”, afirmou.
A senadora enfatiza que 21,5% é um percentual considerável. “É quase cinco vezes maior do que o partido que aparece em segundo lugar na preferência dos entrevistados nesta pesquisa; no caso, o PSDB”.