O presidente Lula assinou duas medidas provisórias que liberam R$ 1 bilhão de recursos para ajudar o Rio Grande do Sul (RS) após ser atingido por um ciclone extratropical que afetou a vida de mais de 400 mil pessoas desde o início do mês de setembro.
O anúncio aconteceu durante uma reunião com o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), nessa quarta-feira (27/9). Os empréstimos serão concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).
De acordo com a Defesa Civil, 50 pessoas perderam a vida, mais de 100 municípios foram atingidos, 5.216 vítimas estão desabrigadas e 943 ficaram feridas devido às enchentes.
Perdas materiais
O crédito liberado pelo governo Lula é destinado a empresários e produtores rurais que tiveram perdas materiais em municípios que decretaram estado de calamidade.
“Desde o começo, o governo federal atuou e segue atuando para atender as demandas locais, destinando estrutura e recursos necessários para enfrentar as chuvas. Uma comitiva do governo federal voltará nesta quinta-feira ao estado para fortalecer as ações em parceria com o governo do estado e municípios”, afirma o presidente Lula.
Comitiva no RS
Na quinta-feira (28/9), uma comitiva de ministros do governo Lula e a primeira-dama, Janja da Silva, foram ao estado gaúcho para reuniões em Lajeado, no Vale do Taquari, que fica na região mais afetada pelo ciclone.