O povo argentino garantiu o peronista Sérgio Massa no segundo turno das eleições do país vizinho. Com 98,51% das urnas apuradas, os hermanos retornam às urnas no dia 19 de novembro para escolher o novo presidente. Massa ficou em primeiro lugar e concorrerá contra o ultradireitista Javier Milei.
Nas redes sociais, senadores do PT celebraram o resultado.
“O povo argentino deu uma resposta democrática nas urnas. Parabenizo o primeiro colocado na eleição, Sérgio Massa. Firmeza e trabalho para o segundo turno. O ódio nunca será o melhor caminho”, comemorou o senador Humberto Costa (PT-PE).
Para a senadora Teresa Leitão (PT-PE), assim como ocorreu no Brasil, a extrema direita também será derrotada na Argentina.
“Vamos ter segundo turno na Argentina!! E com Massa na dianteira! Viva a los hermanos! Avante! Vamos derrotar a extrema direita lá também”, apontou a parlamentar.
A disputa entre Massa e Javier Milei é considerada a mais importante desde a redemocratização da Argentina, em 1983. O país passa por situação semelhante à do Brasil, que foi governado nos últimos quatro anos pelo extremista Jair Bolsonaro
Assim como o brasileiro, Milei apresenta propostas radicais para o país. Entre elas, a permissão à venda de armas e órgãos humanos, o fim da educação obrigatória e gratuita e o fechamento do Banco Central do país.
Os dados oficiais apontam Sérgio Massa com 36% dos votos, seguido de Milei, com 29,9%. Os números são provisórios e divulgados pela Direção Nacional Eleitoral (Dina), do Ministério do Interior. O resultado oficial será conhecido em alguns dias.