Paulo Rocha

A Amazônia não é problema, é solução para o desenvolvimento

Em seu pronunciamento, o senador lembrou que nos governos do Partido dos Trabalhadores o Brasil avançou para o equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento
:: Fernando Rosa22 de agosto de 2019 08:48

A Amazônia não é problema, é solução para o desenvolvimento

:: Fernando Rosa22 de agosto de 2019

“A Amazônia não é problema; a Amazônia é solução para o desenvolvimento nacional”, afirmou o senador Paulo Rocha (PT-PA) na tribuna do Senado Federal nesta quarta-feira, 21. “É possível conciliar desenvolvimento econômico e preservação do meio ambiente”, disse – ou seja, promover o desenvolvimento sustentável da Região Amazônica. Para o senador paraense, os “ultraliberais” e o governo atual avaliam a região de forma rasteira, preconceituosa e canibal. E só buscam o lucro fácil”.

Em seu pronunciamento, o senador lembrou que nos governos do Partido dos Trabalhadores o Brasil avançou para o equilíbrio entre a proteção ambiental e o desenvolvimento. Segundo Paulo Rocha, o desmatamento da Amazônia foi reduzido, com reconhecimento da ONU, e houve aumento das áreas de extensão ambiental no País, em mais de 50%. Em nível nacional, “foi nesse período que também aumentou a produtividade, com crescimento da produção de grãos” e, consequentemente, o volume das exportações.

Atualmente, ressalta Paulo Rocha, tanto o meio ambiente quanto a produção, incluindo profissionais e instituições do setor, são alvos dos ataques de um governo despreparado. Além do retrocesso em várias áreas, “tamanho despreparo também se revela quando o Presidente da República debocha das preocupações dos grandes líderes mundiais”. Com isso, destaca o senador, “prejudicando ainda mais as nossas exportações e aquilo que a gente produz em nosso País”, e estimulando a violência contra o povo e as queimadas.

A importância da defesa coletiva da Amazônia ficou evidente em recente evento meteorológico, quando “o dia virou noite”, em São Paulo. Segundo os especialistas, o fenômeno foi a combinação da fumaça proveniente da Amazônia com os ventos de uma frente fria do Oceano Atlântico, informou o senador. “A Amazônia tem as maiores reservas de biodiversidade, de água doce, de minérios; portanto, somos a solução, inclusive para o desenvolvimento da Humanidade”, concluiu o senador Paulo Rocha.

Leia também