Lula Pelo Brasil

“Bahia está pronta para receber nosso melhor presidente”

A afirmação é de Everaldo Anunciação, presidente do PT da Bahia, primeiro estado do roteiro da caravana; nos três dias que vai passar em terras baianas, Lula vai cumprir uma agenda de grandes atos de rua, reuniões e homenagens
“Bahia está pronta para receber nosso melhor presidente”

Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

A expectativa não poderia ser maior: quinta-feira (17), Lula começa sua nova caravana pelo Nordeste em Salvador (BA), ponto de partida da jornada de 20 dias que vai atravessar os nove estados da região. “A Bahia já está pronta para receber nosso melhor presidente”, afirma Everaldo Anunciação, presidente estadual do PT.

Nos três dias que vai passar em terras baianas, Lula vai cumprir uma agenda de grandes atos de rua, reuniões e homenagens. Mas já avisou que a ênfase da viagem é ouvir — não só dirigentes políticos e governantes locais, mas, principalmente, as pessoas comuns. Essa, afinal, é a lógica das “caravanas do Lula” desde que foram criadas, no começo dos anos 90: um contato direto, sem filtros e sem intermediários com o povo

Diversas lideranças petistas acompanharão Lula na abertura da caravana, em Salvador, entre elas os senadores Lindbergh Farias (PT-RJ), líder da Bancada, Gleisi Hoffmann (PT-PR), presidenta nacional do PT, Fátima Bezerra (PT-RN), Regina Sousa (PT-PI), Humberto Costa (PT-PE), líder da Oposição no Senado, José Pimentel (PT-CE) e Paulo Rocha (PT-PA).

Veja o roteiro da caravana Lula pelo Brasil

Universidades
Entre as atividades agendadas na Bahia, Lula vai receber títulos de Doutor Honoris Causa de duas universidades que ajudou a criar e que expressam muito bem a concepção educacional dos governos petistas. A Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), que completa sua primeira década de existência, tem sido fundamental na interiorização do ensino superior no estado e contribui decisivamente para dinamizar uma região que foi o coração econômico da Bahia até o Século 19.

A Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), também sediada fora da capital, tem papel importante na formação de recursos humanos com ênfase na integração do Brasil com os países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), especialmente os países africanos, recebendo também alunos de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

“A Unilab tem um papel estratégico nessa cooperação com os países da África, mas está ameaçada de extinção pelo governo Temer. A presença de Lula tem também essa simbologia”, explica Everaldo Anunciação.

Reverter o desmonte
O presidente do PT-Ba ressalta que a visita do ex-presidente vem sendo aguardada com ansiedade pelos mais diversos setores da sociedade baiana, que esperam poder iniciar um aprofundar o diálogo sobre a resistência e a superação do desmonte que está sendo promovido por Temer em todas as áreas. “As pessoas estão muito assustadas com o tamanho e a velocidade desse desmonte”.

Embora Lula tenha atividades confirmadas em apenas em Salvador, Cruz das Almas, São Francisco do Conde e Feira de Santana, o PT local já está informado sobre uma grande quantidade de caravanas de outros municípios que vão se deslocar até esses locais para participar dos atos públicos. A orientação de Everaldo é que esses grupos se dirijam a Feira de Santana, onde será realizada a grande concentração popular na Bahia, às 11 horas do sábado, 19 de agosto.

To top