Tecnologia

A pedido de Jean Paul, Senado avaliará políticas da rede 5G

CCT vai debater a implantação da internet móvel de ultravelocidade. Edital para adoção da tecnologia está sob análise
A pedido de Jean Paul, Senado avaliará políticas da rede 5G

Foto: Agência Senado

A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) aprovou nesta quinta-feira (16) requerimento do líder da Minoria, senador Jean Paul Prates (PT-RN), para que o colegiado avalie as políticas públicas de implantação da rede móvel 5G no Brasil em 2021. Segunda pesquisa da Viavi Solutions, o mundo já tem 1.662 cidades, em 65 países, conectadas à rede móvel 5G. O Brasil ainda não está na lista e nem tem previsão para que isso aconteça.

Apesar de a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ter enviado em março o edital para leilão de radiofrequência para análise do Tribunal de Contas da União (TCU), somente no mês passado a agência reguladora terminou de encaminhar os esclarecimentos solicitados pela Corte para emitir seu parecer.

O TCU tem até 90 dias para concluir a avaliação. Só depois disso, o leilão será realizado. “O leilão para a implementação da tecnologia no Brasil será o maior leilão de radiofrequências já realizado no país e o maior para a tecnologia de quinta geração no mundo todo”, afirmou o senador.

O parlamentar afirma que os efeitos econômicos que serão gerados com a implementação do 5G no Brasil serão gigantescos. Estudo feito pelo IDC para o Movimento Brasil Digital (MBD) mostra que a implantação da tecnologia no país deve gerar cerca de US$ 22,5 bilhões em negócios entre segmento B2B (business to business) até 2024.

To top