A pedido de Viana, Senado vai discutir voos para Amazônia

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle do Senado aprovou requerimento do senador Jorge Viana (PT-AC) para realização de audiência pública, em caráter de urgência, para discutir os critérios de fixação de preços de passagens aéreas e a definição de rotas de voos, especialmente para a Região Amazônica.

O debate contará com a participação de representantes das empresas aéreas, da Agência Nacional de Aviação Civil-ANAC e da Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República.

Na sexta-feira passada, Jorge Viana denunciou, da tribuna do Senado, a situação precária dos voos comerciais para a Amazônia e, em especial, para o Acre. Ele reclamou das empresas aéreas, que foram socorridas pelo governo diante do risco de apagão aéreo no fim do ano, mas cobram preços exorbitantes, apesar da demanda crescente de passageiros. O parlamentar citou especialmente o caso do Acre – que acaba de perder um voo regular da Gol – em que o preço de um bilhete ida e volta à Brasília, na alta temporada, chega a custar R$ 6.700,00.

Segundo ele, com essa mesma quantia é possível comprar passagens para a Austrália e o Japão. “Temos que cuidar dos problemas da aviação agora, e em função dos interesses dos brasileiros. Se fizermos isso, vamos também estar criando as condições para podermos ter boa Copa do Mundo e boas Olimpíadas”, afirmou o senador acreano.

Para Jorge Viana, a situação é grave porque as empresas brasileiras fixaram os preços mais caros do mundo para suas passagens e oferecem um dos serviços mais precários aos cidadãos brasileiros.

Assessoria de Imprensa do senador Jorge Viana

To top