Abastecimento de água em cidades tem R$ 9,4 bilhões

Cerca de 7,5 milhões de famílias serão beneficiadas.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) contratou, entre 2007 e 2009, R$ 9,4 bilhões para executar projetos que levarão água de qualidade para a população de centros urbanos brasileiros (veja gráfico). Cerca de 7,5 milhões de famílias, em 1.757 municípios de todo o País serão beneficiadas. Na área de recursos hídricos, que integra e revitaliza bacias, além de garantir segurança hídrica para populações que vivem em regiões com baixo regime de chuvas, foram implantados sistemas de abastecimento de água em 177 localidades.

O destaque do último quadrimestre, segundo o 5º Balanço do PAC 2, foi a conclusão da primeira etapa da Adutora do Algodão, na Bahia. A obra, que faz captação de água no rio São Francisco e tem 265 quilômetros de extensão, vai reforçar o abastecimento de água de cinco municípios baianos. “Ela faz parte de todo um sistema integrado de abastecimento de água que vai beneficiar a população da região”, diz o coordenador geral do PAC recursos hídricos, Thiago Ribeiro.

O PAC 2 selecionou outros 162 empreendimentos que beneficiarão dez estados. “A gente teve reunião com todos os estados do Semiárido brasileiro e aprovamos uma série de novos empreendimentos que devem entrar em um bom ritmo de execução a partir do próximo ano”, diz Ribeiro.

Em Questão

To top