Abertas 12,5 mil vagas de graduação no exterior

Seleção considerará, entre outros critérios, a nota do aluno no Enem

Selecionados terão bolsa de US$ 870 mensais, passagens aéreas e seguro saúde

A partir de março de 2012, 12,5 mil brasileiros estarão numa universidade estrangeira, como parte do programa Ciência sem Fronteiras. A disputa pelas vagas em instituições de ensino superior dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha, Itália e França começou nesta terça-feira (13) e termina em 15 de janeiro. A previsão é que cada um dos países europeus ofereça, até 2014, dez mil bolsas. Nos Estados Unidos, a meta é de 18 mil.

Outros 1,5 mil alunos de graduação já foram selecionados no primeiro edital para estudar em universidades norte-americanas. A chamada pública teve 7.007 inscrições. Dos escolhidos, 841 embarcam em janeiro, e os demais, em julho de 2012.

Durante os seis primeiros meses os estudantes poderão estudar o idioma do país de destino. A estratégia é conhecida como “graduação sanduíche”, pois o aluno faz parte do curso no Brasil, estuda um período no exterior, e depois volta para concluir na mesma universidade onde iniciou.

A bolsa será concedida pelo período de dois semestres letivos, além de três meses referentes a um estágio em empresas ou na própria universidade. Com alojamento e refeições oferecidos pela universidade estrangeira, os selecionados terão uma bolsa de US$ 870 mensais, as passagens aéreas e seguro saúde.

Seleção

Os estudantes devem ter a candidatura homologada pela instituição de ensino em que estuda no Brasil, pois, ao regressar ao país, a instituição brasileira deverá validar os créditos obtidos no exterior. A seleção pública será feita de forma conjunta entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os critérios de escolha seguem parâmetros acadêmicos.

Canadá receberá 500 tecnólogos
Estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica podem concorrer a 500 vagas para curso superior de tecnologia no Canadá, também nos moldes sanduíche. Os candidatos  devem ser pré-selecionados nas instituições onde estudam e, depois, se inscrever na página do programa Ciência sem Fronteiras na internet, por meio do formulário on line e enviar a documentação descrita no edital.

Critérios obrigatórios para os candidatos
Ser brasileiro

Ter nota mínima no teste de idioma

Fazer graduação nas áreas prioritárias do programa

Ter cumprido de 40% a 80% do currículo previsto para seu curso

Ter bom desempenho acadêmico, segundo critérios da IES

Será levado em conta na seleção
Se o candidato tiver bolsa de iniciação científica do CNPq

Ser aluno do Programa Universidade para Todos (Prouni) ou ter participado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e tenha obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) superior a 600 pontos

Ter recebido Prêmio Jovem Cientista, de Iniciação Científica, medalha em Olimpíadas da Matemática e outros prêmios de incentivo a inovação e a iniciação científica. 

Como se inscrever
Os formulários de inscrição estão na página do Ciência sem Fronteiras nainternet.

Central de Atendimento:  0800 616161

Em Questão

To top