Ação contra obesidade atingirá 11 milhões de alunos da rede pública

Cerca de 11 milhões de alunos com idade entre 5 a 19 anos, de escolas públicas do País, participarão de ações de promoção à saúde, prevenção e controle da obesidade. A iniciativa faz parte da primeira edição da Semana de Mobilização Saúde na Escola, que acontecerá de 5 a 9 de março, nos municípios que fazem parte do Programa Saúde na Escola (PSE). 

Neste ano, mais de 50 mil escolas, em 2,5 mil municípios brasileiros, se comprometeram a implementar metas e ações de promoção, prevenção, educação e avaliação das condições de saúde das crianças e adolescentes. 

De acordo com a última Pesquisa de Orçamento Familiar (POF), realizada entre 2008 e 2009 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma em cada três crianças com idade entre 5 e 9 anos estão com peso acima do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Ministério da Saúde. O índice de jovens de 10 a 19 anos com excesso de peso passou de 3,7%, em 1970, para 21,7%, em 2009.

Programa – As ações do PSE são desenvolvidas por equipes de Saúde da Família ligadas à Unidade de Saúde Básica (UBS), que se deslocarão até a escola para examinar as crianças e desenvolver práticas educativas de promoção, prevenção e avaliação das condições de saúde. 

O programa foi integrado ao Plano Brasil sem Miséria, lançado em 2011, e é desenvolvido em parceria pelos ministérios da Saúde e Educação, desde 2007. 

Em 2011, 2.271 municípios aderiram ao PSE. No final do ano, o Ministério da Saúde autorizou o repasse de R$ 108 milhões, sendo que R$ 65,7 serão destinados aos municípios que fazem parte do Mapa da Miséria. Outros 229 municípios aderiram ao programa neste ano e novos recursos serão repassados a partir de fevereiro. 

Com informações da Secom – Em Questão

Foto externa: saudeinfantil.blog.br

To top