Acompanhamento escolar do Bolsa Família chega a 86,8%

O acompanhamento escolar dos estudantes do Bolsa Família chegou a 86,8% de cobertura em agosto e setembro deste ano. São 14,9 milhões de crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos em sala de aula, conforme o registro de frequência escolar do programa. Este é o segundo melhor resultado para o período desde 2006, quando o Sistema Presença foi criado pelo Ministério da Educação (MEC).

Na avaliação por estados, destacam-se o Rio Grande do Norte (91,9%), seguido por Rio Grande do Sul (90,9%) e Piauí (90%). Ao analisar os estados de acordo com a região, o Sul ocupa o primeiro lugar, com 89,3% de registro escolar, acompanhado pelo Sudeste, com 87,3%, e Nordeste, com 86,8%.

Frequência – O MEC é responsável pelo acompanhamento da frequência escolar dos alunos beneficiários do Bolsa Família, por meio das informações coletadas pelas secretarias estaduais e municipais de educação. Os dados são repassados ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), responsável pela gestão do Bolsa Família.

De acordo com as regras do programa de transferência de renda, estudantes de 6 a 15 anos devem obter frequência mínima de 85% da carga horária mensal. Os que têm entre 16 e 17 anos e participam do Benefício Variável Jovem (BVJ), precisam frequentar, ao menos, 75% das aulas.

MEC

To top