O senador Aníbal Diniz (PT-AC) registrou em Plenário, na última segunda-feira, a presença do Acre entre os finalistas em premiação da Organização Panamericana de Saúde (Opas). A premiação, que será entregue em Washington, nos Estados Unidos, reconhece estratégias bem sucedidas no combate à malária. Representando o Brasil, o Programa Estadual de Controle da Malária do Acre concorre com iniciativas de Honduras e da Nicarágua. A premiação e o anúncio da estratégia vencedora estão marcados para esta terça-feira (8).
“A experiência utilizada no Acre foi muito bem sucedida e o governador Tião Viana teve participação direta, desde a época em que era senador”, afirmou.
As ações desenvolvidas pelo governo do Acre incluem a borrifação, a busca ativa de casos, o diagnóstico precoce e a distribuição de mosquiteiros impregnados com veneno. De acordo com o governo do estado, em 2011, houve redução de 40% nos casos com relação ao período equivalente no ano anterior.
Ainda no pronunciamento, o senador lamentou a morte do cinegrafista Gelson Domingos da Silva, da TV Bandeirantes, atingido por um tiro enquanto trabalhava registrando operação da polícia em uma favela no Rio de Janeiro. Aníbal Diniz também comemorou a adesão da Autoridade Nacional Palestina à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Assessoria do senador Aníbal Diniz