Acre prepara festa de comemoração de 50 anos como Estado

O governador Tião Viana apresentou a programação de comemoração dos 50 anos de Acre Estado. 

O governador Tião Viana apresentou nesta semana a programação de comemoração dos 50 anos de Acre Estado. Um momento histórico para o Acre. Em Brasília, o senador Jorge Viana propôs a realização de uma sessão solene no Senado Federal em comemoração à data, que será realizada no próximo dia 18 de junho, com apoio do senador Aníbal Diniz e do presidente do senado, José Sarney.

No Acre, para o cinquentenário, uma extensa programação foi montada pelo governo do Estado. Os eventos oficiais iniciaram na última sexta-feira, 8, e encerram no dia 17.

Segundo a Chefe da Casa Civil, Márcia Regina, “será um mês de programação, mas teremos um ano de comemorações dos 50 anos de Estado”. O governo do Estado se esforçou para organizar uma série de eventos que aliem a trajetória do que foi o movimento autonomista até o caminho percorrido para o desenvolvimento do Estado até hoje.

Na sexta-feira, 15, às 11 horas no Memorial dos Autonomistas, acontece o lançamento de um selo especial dos Correios representando o cinquentenário.

Grandes eventos
Entre os destaques das comemorações do Acre 50 Anos também estão as atividades que se concentram no dia 15, data oficial da criação do Acre Estado. Além de solenidade da troca de bandeira, começa a exposição “50 Anos de Autonomia”, no Palácio de Rio Branco, também acontece a solenidade de diplomação de importantes personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do Acre e, fechando o dia, o show com o cantor Jorge Aragão no estacionamento do Estádio Arena da Floresta.

No dia 17, acontece um jogo especial entre a seleção brasileira de futsal contra a seleção da Guatemala no Ginásio do Sesi. No mesmo dia, a Esquadrilha da Fumaça fará uma apresentação que promete ser inesquecível no céu da capital acreana. Para encerrar as comemorações oficiais, acontece a solenidade de condecoração da Ordem da Estrela do Acre.

O Sistema Público de Comunicação também prepara uma grande programação especial para o Acre 50 Anos. Uma série de reportagens especiais com a trajetória dos 50 anos de estado será veiculada na Agência de Notícias do Acre. A TV Aldeia, Rádio Aldeia e Rádio Difusora também preparam reportagens especiais e coberturas exclusivas dos eventos do cinquentenário.

Acre Estado
Após a Revolução Acreana em 24 de janeiro de 1903, o Acre foi transformado em Território do Acre e dividido em três departamentos, uma condição nova dentro do país, que desagradou a quase todos que esperavam que o Estado fosse criado de imediato. Só depois de muita luta e com a intervenção política do militar e ex-governador indicado do Acre Território, José Guiomard dos Santos, o Acre conquistou a autonomia e se tornou estado em 15 de junho de 1962.

(Com informações do site pessoal do senador Jorge Viana e da Agência de Notícias do Acre )

To top